GTA V – Los Santos chega ao PC

Há mais de 10 anos a Rockstar Games publicou um jogo que me fez transportar directamente para uma época em que nunca tinha vivido, os anos 80. Embora já com vários jogos no seu cartório Grand Theft Auto: Vice City (2002) abriu caminho para uma audiência mais ampla, tal como o seu antecessor Grand Theft Auto III já tinha feito. Uma franchise em constante expansão de popularidade cria uma certa expectativa que foi vingando com os títulos seguintes. Grand Theft Auto: San Andreas (2004) e Grand Theft Auto IV (2008) exploraram cada vez mais o conceito de open world numa formula que se manteve maioritariamente inabalável com narrativas originais, cidades cada vez mais complexas e actividades mais ricas.

Grand Theft Auto V, ou GTA V (como o vamos chamar a partir de agora), saiu primeiro em Setembro de 2013 para a Xbox 360 e para a PlayStation 3 sendo reeditado cerca de um ano depois para as consolas de nova geração, PlayStation 4 e Xbox One. Os jogadores dedicados de PC tiveram de esperar até este ano para poderem visitar Los Santos nos seus computadores pessoais, mas será que valeu a espera?

Um dos grandes receios da comunidade seria um mau port, ou seja, uma má transição do motor de jogo das consolas para o PC, algo que tem marcado muitos dos jogos e exclusivos das mais diversas empresas. Depois de alguns atrasos no lançamento para PC à expectativa juntou-se a necessidade de fazer sair um produto em condições. O resultado ultrapassou as expectativas num jogo que apresenta um conjunto de opções detalhadas de forma a ir ao encontro de diferentes computadores. O jogo é também compatível tanto com gamepad como com teclado, sendo que especialmente o ultimo pode ser configurado com grande liberdade pelo jogador.   A maior parte dos problemas que existiram nos primeiros dias deveram-se a pormenores técnicos com a plataforma da Rockstar, o Social Club do que propriamente a nível do motor. Em computadores mais modestos há queixas de algumas paragens em zonas mais atarefadas da cidade ou de algumas quebras de performance relacionadas com memory leaks, no entanto, a maioria dos jogadores desfrutará de uma experiência sem grandes problemas especialmente depois de alguns patches que melhoraram o jogo.

GTA-VA história de GTA V e as suas personagens são possivelmente os grandes pontos a favor deste novo jogo. Pela primeira vez na franchise é possivel jogar com 3 personagens, e melhor ainda, trocar com facilidade entre personagens no decorrer do jogo. Enquanto jogamos com uma as outras seguem a sua vida na cidade e quando a troca ocorre corremos o risco de encontrar qualquer uma delas a fazer uma actividade normal ou a fugir a alta velocidade da policia na auto-estrada. As três personagens principais representam um determinado estilo de vida, uma determinada personalidade e habilidade especiais únicas. Michael Townley é um quarentão da zona rica de Los Santos com uma crise de meia idade, muitas das suas missões iniciais englobam controlar os comportamentos excessivos dos seus próprios filhos ou as tendências da sua mulher para o adultério. Franklin Clinton, um afro-americano, vive numa zona mais pobre da cidade com a sua tia e lentamente é introduzido ao mundo do crime. Trevor Philips é um psicopata violento, mas de grande inteligência, que é introduzido relativamente mais tarde no jogo. Assimilando um pouco de RPG cada personagem tem um numero de atributos específicos que com a pratica podem ser melhorados, habilidade com armas ou até mesmo em relação à condução. Michael possui uma habilidade especial que lhe dá bullet time, muito ao jeito de Max Payne, outro titulo da Rockstar, e Franklin pode activar uma habilidade que permite conduzir em câmara lenta. Já Trevor pode activar um modo que lhe permite dar mais dano com armas e ganhar resistência. O destino destas personagens parece distante mas ao longo da narrativa as historias vão cruzar-se numa constante mistura de violência, conflito, comédia e muita acção.

A versão PC vem também com a perspectiva de first-person que transforma o jogo numa aventura um pouco diferente mas permite uma maior imersão especialmente na condução. O sistema de combate em terceira pessoa tem uma grande inspiração nos jogos da ultima década com um sistema de cover. A inteligência artificial dos inimigos pode deixar um pouco a desejar nalgumas situações mas no geral são inimigos capazes de causar algumas dificuldades se o jogador não usar as dinâmicas de cover ou se for rodeado sem aviso.  Não é um jogo difícil mas perceber as mecânicas é importante num sistema que dá bastante liberdade e alternativas.

O grande trunfo do jogo é o detalhe de Los Santos e o seu open world, cheia de cor e com varias actividades que podem preencher horas de jogo. Desde ténis até ao ioga, quase tudo é possível e muitas destas actividades assumem um detalhe muito maior do que alguns jogos dedicados somente a isso. O mini-jogo de ténis certamente colocará a um canto muitos videojogos apenas dedicados ao desporto. Estas actividades expandem-se e tornam-se competitivas se o jogador optar por GTA Online, um modo de jogo que permite partilhar a cidade de Los Santos com vários jogadores, competir  e evoluir as suas personagens, que neste caso são criadas pelo jogador e não as oferecidas pelo formato single-player. Aqui o jogador pode criar-se a si próprio através de um sistema que começa com a escolha de dois progenitores que definem as suas características físicas que depois podem ser modificadas com algum detalhe pelo jogador. Neste GTA Online o jogador pode fazer corridas de carros ou assaltar um banco, competindo ou auxiliando outros jogadores respectivamente. Pode também simplesmente explorar testando as suas habilidades voando, fazendo skydiving ou simplesmente causando o caos na cidade e aos outros jogadores. Pelo youtube fora estão bem evidentes os feitos e criatividade de muitos jogadores em manobras quase impossíveis.

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O detalhe gráfico é também de louvar especialmente no que toca a efeitos climatéricos, as estradas enchem-se de poças e a câmara de gotas, os carros derrapam com maior facilidade e no caso de grandes tempestades e possível vislumbrar relâmpagos que juntamente com os efeitos sonoros criam um ambiente espectacular que envolve o jogador e torna “real” todo o ambiente virtual. A dinâmica de luz consoante a altura do dia é também de louvar pelo detalhe, quem tem um bom computador vais sem duvida desfrutar de uma Los Santos fabulosa, e quem conseguir elevar a fasquia para texturas Ultra, e mais de 60 fps vai certamente contemplar uma experiência muito especial.

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GTA V vem ainda com um editor de video que permite criar e editar conteúdo para partilhar com a comunidade que juntamente com o Director Mode permite ao jogador criar o seus próprios filmes e cenários utilizando modelos de personagens que são desbloqueados durante a aventura. O jogador pode ainda criar a sua estação de radio para ouvir quando usa os inúmeros veículos em Los Santos, conteúdo salva vidas se nenhuma das rádios do jogo for do seu agrado ou simplesmente para criar uma ambiente mais familiar.

A aventura de GTA V parece infinita devido à abundância de conteúdo que é fortemente expandido com o seu modo online. A experiência vai certamente ser longa com potencialidade entre 40 a 70 horas só na sua campanha single-player, para o seu formato online o limite é sem duvida a criatividade pois as possibilidades são infinitas.GTA V

 

Volto para o próximo mês com uma analise detalhada de The Witcher 3: The Wild Hunt que tem data de lançamento para dia 19 Maio. Um jogo a não perder…