Histórias, lugares e factos – Comportamento de jovens choca pessoas em Auto Carro

Era apenas mais um dia rotineiro em um Auto Carro cujo destino era a Região do Porto. Mas algumas cenas impressionaram os passageiros: No meio de um grupo de estudantes à caminho do colégio, uma menina de não mais que 14 anos de idade, beijava-se com um menino da mesma idade, de forma totalmente indiscreta em meio à todas as pessoas que lá estavam. Os olhares de muitos mostravam o desconforto diante daquela situação. Não apenas o facto de um casal tão jovem já estar entrelaçado em beijos, em uma idade em que os propósitos deveriam ser bem outros, mas também a forma como o faziam, achando tudo muito normal, inclusive o local.

Sobre o primeiro ponto falado, a idade dos jovens,  é interessante analisar. É tão assustador ver que nos tornamos tão “ultrapassados”. Digo isso porque nessa idade, em nosso tempo, brincávamos de esconde-esconde e subíamos em árvores. E nos preocupávamos com os estudos e dedicação era nos exigida. Cobrança esta que vinha de nossos pais. Nossas preocupações não passavam disto. E atualmente, neste tempo moderno (ou promíscuo, como preferir) meninas de 13 ou 14 anos estão enamorando-se e comportando-se como mulheres adultas. É chocante, pelo menos para aqueles em que viveram outra época. Hoje é tudo tão precoce. Certamente esses anos de pré-adolescência irão faltar no futuro, pois os jovens estão cada vez mais pulando as fases das suas vidas. Com isso, cada vez mais cedo meninas jovens se tornam mães.

Outro ponto a se falar sobre o ocorrido, foi o local onde sucedeu o fato. Um Auto Carro. Ora, como as pessoas perderam o senso do ridículo. Não trata-se de um beijo carinhoso e discreto, mas de beijos espalhafatosos e barulhentos. Isso não cabe nem a um casal casado fazer em público. É uma questão de respeito com o ambiente e com as pessoas que alí estão. O constrangimento dos passageiros daquele auto carro não foi explícito, mas visível.

Estamos em tempos contemporâneos, isso é facto. Mas não podemos confundir a liberdade do século, com libertinagem. Independente da idade de um casal, certamente um Auto Carro não é um ambiente apropriado para ter intimidade. No mínimo, o respeito aos ambientes e às pessoas, deve ser conservado.

Crónica de Bárbara S. Delazeri
Histórias, lugares e factos.