Informação copa D – Lá na minha terra.

Lá na minha terra os homens são minimamente actualizados, compram diariamente o jornal ou simplesmente vão beber um café e ficam tempos sem fim a ler as notícias da bola e do que se passa a redor. Muitos deles não devem ter acesso à Internet, não, não somos uma vila assim tão retrógrada, apenas não existem condições económicas e cognitivas para tal. E eles nem sabem o que perdem.

Dois dos jornais mais lidos aqui na terra têm uma versão on-line muito particular e semelhante entre si. A informação é em tamanho de copa D, mas não é assim tão grande, nem a informação é assim tanta. Maminhas, marufas, mamocas, marmelos, mimosas, mariazinhas, melões, meloazinhas, tudo e todos os “m’s” imagináveis passam por estes dois jornais. O Record e o Correio da Manhã trazem-nos informação em tamanho copa D, muitas vezes acabamos por ficar confusos e sem saber que estamos num site informativo ou sobre tamanhos e formas de seios.

O certo é que são dos mais visitados, mesmo muitos dos utilizadores ficarem apenas pela página principal no que toca a informação noticiosa, são demasiadas as imagens de chuchas (um sinónimo para fugir aos “m’s”). De miss fanática a fotogalerias de amadoras ou celebridades avantajadas, os homens têm muito por onde escapar à informação. Entre curvas e contra-curvas não faltam air-bags para aparar os deslizes. E há para todos os gostos, das mais salientes às menos avantajadas, o freguês que se sirva à vontade. As mulheres, ou vêem aquilo que também têm ou ficam pela informação noticiosa enquanto pensam que poderia haver uma alma feminina com a brilhante ideia (leia-se coragem) de espalhar imagens de homens nos sites que visitam. Igualdade de consolo, parece-me justo.

Ser jornalista assim não deve custar nadinha, e muitos devem arrepender-se de não ter seguido a área. “Ora vamos cá ver, o que vou pesquisar hoje para colocar no site? Hummm…” E lá se vão umas horinhas de trabalho a consolar a vista, a sua e a de quem acede aos sites. É todo um correio da manhã que traz um record de notícias push up.


Crónica de Daniela Teixeira
Lá na minha terra