Inovações tecnológicas – Máquinas fotográficas, passwords e carros com asas – Bruno Neves

Todos nós sabemos à velocidade a que evolui o mundo hoje em dia. Basta estarmos alguns dias sem atenção às notícias para que tudo se modifique e surja algo verdadeiramente inovador e que pode mudar o mundo para sempre! De agora em diante ocasionalmente vou compilar algumas das principais inovações que vão restaurar a vossa confiança num futuro melhor!

Comecemos pela área da fotografia. Quantos de vós são viciados em tirar fotografias? Pois, bem me parecia que eram praticamente todos. Certamente que já vos aconteceu quererem apanhar tudo numa só fotografia mas não conseguirem, certo? Pois esses dias acabaram! Quer dizer, acabaram para quem comprar esta invenção. Dá pelo nome de “Theta” e pertence à empresa japonesa “Ricoh”. Antes de irmos à invenção propriamente dita…isto é que é um nome! Se tira bem fotografias ou não eu não sei, mas que tem potencial para mil e um trocadilhos isso tem! A novidade desta máquina é que possui duas lentes gémeas. Parecida com um comando de televisão e cabendo na palma da mão, esta câmara que pesa 95 gramas, é a primeira a tirar fotos completamente esféricas. A câmara pode ser emparelhada com smartphones e tablets através de rede sem fios. Assim que a fotografia é tirada pode ser rodada, cortada ou ampliada no dispositivo com o qual a câmara está emparelhada. Antes ou depois de manipuladas, as imagens podem ser carregadas para o site que a marca criou para o efeito e partilhadas nas redes sociais. A nova câmara pode ser encomendada a partir deste mês nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha. Quanto ao preço, segundo o que consegui apurar, em Inglaterra será de 329 libras (ou seja, cerca de 390 euros). A Ricoh Theta é compatível com os sistemas operativos IOS mais recentes (iPhone 4s e iPhone 5) e segundo o fabricante também deverá sê-lo antes do fim do ano com os dispositivos que utilizam o sistema Android.

Poucas coisas são mais irritantes e frustrantes do que descobrirem a nossa password e entrarem ilegalmente na nossa conta (seja ela de que natureza for). Por mais complexa que seja a sua password certamente que a vão descobrir. Pois eu tenho a dizer-vos que estão totalmente ultrapassados. E estão ultrapassados porque uma empresa canadiana está a testar um novo método que, ao contrário dos existentes, é praticamente infalível: as batidas do coração. O sistema baseia-se na ideia que os cardiologistas têm há décadas: tal como a impressão digital também o ritmo cardíaco é único, dependendo do tamanho e da forma do coração e da sua posição no peito. Ora partindo deste pensamento a empresa Byonim desenvolveu uma espécie de pulseira que identifica o utilizador não só através do ritmo cardíaco mas também através da amplitude da batida. Desta forma mesmo que lhe roubem o “punho electrónico” isso não lhes servirá de absolutamente nada pois os registos cardíacos são diferentes.

A seguinte referência não é bem uma inovação. Digamos que é algo que todos nós achamos banalíssimo mas que colocado desta forma se torna diferente, irreverente e acaba por obrigatoriamente chamar a nossa atenção. O estilista norte-americano Jeremy Scott foi contratado para personalizar um modelo do conhecidíssimo Smart. O estilista deu então asas à sua imaginação e incluiu neste modelo….umas asas. Sim, leu bem, umas asas. Asas essas que estão na parte traseira, são de fibra de vidro e de cor vermelha (de travagem). O branco brilhante é a cor dominante desta edição especial: está na pintura mas também nos interiores em pele e no volante. Para os mais atentos, sim estas asas pertencem ao mesmo autor que colocou asas nos ténis da Adidas e que andaram nos pés de meio mundo (incluindo celebridades como Kanye West ou Anne Hattaway). O Smart ForJeremy está disponível em dois modelos diferentes: com motor eléctrico de 55kW de potência (€36.379) ou com motor a gasolina de 102 Cv (€38.370). Para os mais curiosos aqui está uma imagem deste Smart (http://www.designboom.com/wp-content/uploads/2012/12/smart01b.jpg). Andar de Smart passou definitivamente a ter muito mais estilo!

Boa semana.
Boas leituras.

Crónica de Bruno Neves
Desnecessariamente Complicado
Visite o blog do autor: aqui