Lara Croft – uma heroína de sucesso – Pedro Nascimento

Respeito à Lara Croft e às suas aventuras! Já lá vão 16 anos desde que a corajosa britânica nos surpreende com a sua capacidade de superar obstáculos e avivar na memória de quem a vê a palavra decote.

Tomb Raider é daquelas franchises que sobreviveram ao teste do tempo. Desde 1996 que a curvilínea arqueóloga desvenda mistérios à la Indiana Jones na maior das calmas. Lara Croft já foi em missão à Muralha da China, à Antártida, ao Gana, às ruínas incas de Tiwakanu, a Paris, ao Cazaquistão, a Nova Iorque, e até, imagine-se, à Atlântida! O que será que fez desta voluptuosa intelectual um ícone ao ponto de até Angelina Jolie desejar ser como ela?

Em primeiro lugar o jogo. Nenhum personagem sobrevive assim tanto tempo se o jogo não for bom. Por exemplo, os puzzles em Tomb Raider faziam parte do pacote. Não eram os mais difíceis do mundo mas também não eram para tolos. Estavam no ponto – a sua dificuldade tornava a sua solução satisfatória. Por outro lado, os oponentes, diversificados e com estratégias próprias, eram também desafios divertidos. E os cenários, vívidos (acreditem que na altura aquela gruta cheia de tigres era um cenário estupidamente credível) e de design eficaz enquanto níveis, ofereciam duas das pedras angulares de Tomb Raider: a maravilha de um mistério ancestral por descobrir, e uma constante sensação de perigo iminente.

Ora, sem colegas para nos ajudar, a sós por entre bosques e escombros abandonados, é só natural que nos afeiçoássemos a quem guiássemos: a nossa querida Lara. De top azul e calção-cinto castanho. Croft estava destinada a ser uma heroína. A atitude arrogante só lhe ficou a matar. “Tem estilo”, a razão pela qual todo o mundo a adorou. Isto sem esquecer os dois grandes balões cheios de oxigénio que ela usava para conseguir sobreviver aos túneis submersos que haviam em lagos, piscinas, e reservatórios de complexos industriais.

Uma mulher instruída, destemida e bem desenhada. Que desbrava selvas cosmopolitas, explora florestas virgens, e enfrenta avalanches imponentes. Para o ano, quando completar 17 primaveras desde que seduziu a Eidos Interactive, há mais Tomb Raider. Desta vez vamos ficar a saber como é que tudo começou. Quando Lara passou de jovem a adulta nestas andanças de se ser uma aventureira com experiência.

 

L2R2 X-Δ aqui para vocês! (e para a Lara, se ela quiser…)



Crónica de Pedro Nascimento
L2R2 X-Δ