Mais Rápido |q| Luz – Pedro Nascimento

Oiinhos! Seria irónico reerguer as cinzas janeirais (…what?) do L2R2 X-Δ: isto é = fazer a nave levantar voo novamente através de uma crónica sobre uma velocidade tão vertiginosa que a própria luz ficasse a ver estrelas. Seria, ou é? Falemos disso. De estar Mais Rápido |q| Luz. O quê? Já não se podem fazer traduções livres ?,ué!, mas não vivemos num universo livre? Minha mãe! Aparentemente não!

FTL. Faster Than Light. Tens de ser mais rápido que a própria luz! A Federação precisa de ajuda. As naves rebeldes e os piratas ameaçam o bem estar da existência. A tua nave espacial [como se chama] viaja através dos propulsores que irão definir o destino do universo.

Foi o ano passado que este título, criado pela Subset Games, viu a luz do dia e abrilhantou o solitário espacial que há em nós. Dos jogos que me senti mais só ao jogar. E decisivo. Cada escolha tomada assume proporções vitais. Um erro, uma hesitação, e todo o plano pode ir por água abaixo. Ou então, mesmo que sobrevivamos, a nave fica em condições tais que, devido ao carácter aleatório dos mapas, a nossa campanha fica seriamente em risco. Pior momento a jogar FTL? Uma vez apareceu uma nave da federação a pedir ajuda. Que não tinham gasolina, se podíamos transferir um pouco. Eu, comandante da nave [nome que era], que já viajava com pouco combustível, comovido, em compaixão pelos camaradas, partilhei. Péssima decisão. FTL ensinou-me que a racionalidade é o bem mais precioso na escuridão do espaço. O mapa ficou sem saída; voltar atrás para mudar de rota implicou que o depósito da nossa nave ficasse vazio. Enquanto esperávamos que alguma nave passasse por ali e tomasse uma atitude na senda da coragem que anteriormente tínhamos exibido, em partilhar o nosso combustível, a única coisa que passou foi o tempo. Com ele chegaram naves rebeldes. Encurralada, a nossa nave, como uma presa  amedrontada, somente se podia socorrer da inteligência para sobreviver. Conseguiu. Conseguimos. Mas os danos foram irreparáveis. Três quatro planetas depois fomos destruídos. Nunca recuperámos verdadeiramente da bem intencionada mas irracional decisão tomada umas quantas viagens mais rápidas que a velocidade da luz anteriores.



Um L2R2 X-Δ mais rápido |q|a| velocidade da luz.

PedroNascimentoLogo1Crónica de Pedro Nascimento
L2R2 X-Δ