Meu querido, mês de Agosto…

Sempre fui fã do mês de Agosto! Um calor que não se pode, carradas e carradas de turistas por todo o lado, emigrantes vindos ‘da’ França, Suíça e Alemanha, sempre prontos a disparar: “Ai, este país é um atraso de vida! Na França não é nada assim…” ou ainda: “Ai, que horror… Foi por causa disto mesmo que emigrei… Este país não evoluiu em nada!” Já para não falar dos bimbos que decidem sempre vir até ‘à Cidade’, neste mês, para gastarem os euros que amealharam durante os outros 350 dias do ano.

(Sim, porque o turismo dos bimbos é um turismo muito peculiar: vêem SEMPRE em grupos de 5 a 10 pessoas, por um período de 15 dias. Nunca mais do que isso (que é para as galinhas, porcos e coelhos, não morrerem à fome) nem nunca menos (pois os 1600Km que têm de fazer no seu Mercedes novo – de 1983 – não justificariam se fosse esse o caso). Já a indumentária é muito semelhante à dos emigrantes. O emigrante usa as roupas que levou daqui em 1964, quando saiu do país, e os bimbos trazem a roupa que compraram a semana passada lá na venda. (Que por incrível que pareça é exactamente igual à que estava na moda em 1964).  Já no que toca aos gostos musicais também é tudo muito semelhante: Toy, Tony Carreira, Emanuel e Mariza. (Sendo que alguns deles ainda acham que a Mariza é a Amália com uma plástica).  A tudo isto juntamos uma catrefada de bandeiras de Portugal e pronto, temos aqui o protótipo do típico bimbo ou emigrante estival.

Mas infelizmente este foi um Agosto muito atípico… O calor tórrido, característico deste mês, não apareceu. O mais parecido que tivemos com um verdadeiro dia de Agosto, foi ontem: dia 1 de Setembro. E, por consequência, os nossos queridos emigrantes, turistas e bimbos acabaram por não se avistar em grande escala…

Agora a pergunta que se põe é: Ó São Pedro, o que se passa contigo, rapaz? Porquê essa birra? Quem é que te fez mal?! Vá… Desabafa connosco. Ainda estás chateado por causa da malta da Lusoponte ter começado a cobrar a portagem, em Agosto? Eles não fazem por mal, pá! É que parece que o raio da ponte ainda não está paga. Diz que as obras do comboio foram caras… Ou pelo menos é o que eles dizem. Eu confesso que sempre tive uma teoria sobre essa história. Segundo sei, o manda-chuva lá da Lusoponte vive na Costa da Caparica e estava farto que a malta de Lisboa fosse toda para lá em Agosto. Vai daí, PUMBA! Começou a cobrar as portagens em Agosto também. Assim se a malta da Margem Norte quiser ir até às praias que realmente interessam têm de pagar por isso! HUAHAHAH! (Atenção, isto é o Sr. da Lusoponte a pensar, não eu…)

S. Pedro eu sei que já não estamos em Agosto mas, se puderes, dá lá umas tréguas ao pessoal e manda vir aí umas caloraças valentes. É porque se o tempo continua assim, corremos sérios riscos de no futuro deixarmos de estar na praia e ouvir: “Jean Pierre, vien ici… Jean Pierre, vien ici… JOÃO PEDRO, ANDA CÁ JÁ ANTES QUE TE DÊ UMA GALHETA QUE TE FODO!” – o que convenhamos… Era triste!
Adeus e até para a semana!