Ser mulher no Japão?

Ser mulher no Japão?

Ontem de manhã deparei-me com isto: “Mulheres divorciadas devem  esperar 100 dias para poder casar novamente no Japão”. Fiquei  atónito… Como é que tamanha aberração é possível em pleno século xxi?

Pelo que parece, a anterior legislação sobre o tema era ainda mais  discriminatória para com a Mulher, e este foi mesmo um avanço face ao  passado mais recente. As mulheres no Japão continuarão a ser  discriminadas, simplesmente  por serem mulheres. E agora só se poderão
divorciar aguardando 100 dias para o efeito; senão, as mulheres terão de provar (têm de provar!) não estar grávidas do  ex-marido…

No Japão, um dos países mais industrializados do nosso planeta, existe  uma sociedade machista, condizente com o seu estranho regime de  imperador enquanto chefe da nação. A ONU, por mais que diga em  contrário, não foi eficiente na recomendação ao governo nipónico do ultraconservador primeiro-ministro Shinzo Abe, em como as mulheres não  deveriam ser discriminadas.  E no Japão os tiques feudalistas e  senhoriais persistem no tempo…