Mundo ao Contrário – E se de repente alguém lhe disser: “-São 200.482 escudos.”

Pois é. O bom, velho fiel e saudoso Escudo pode mesmo estar de volta.
Não me refiro a nenhuma arma de defesa, mas mesmo à moeda nacional.

Esta possível volta deixa-me muito hesitante. Não que eu não tenha saudades da nossa moeda, mas não estará o Escudo magoado com esta troca? Será que ele está disposto a voltar para os nossos bolsos?
Por outro lado, o Escudo é já uma moeda velhinha. O que vai acontecer agora quando nos disserem – “Porque não pões o dinheiro a trabalhar para ti?” O Escudo já não é novo, a idade da reforma foi alargada, mas até que ponto é justo colocar este idoso a trabalhar para nós?
Por outro lado o Escudo sempre foi uma moeda totalmente diferente do Cristiano Ronaldo, porque parado nunca rendia. Já a mexer o Escudo era exactamente como o Cristiano Ronaldo ao serviço da selecção nacional… não rende ponto.

Para uma moeda que se chama Escudo, ela nunca foi o sentido literal da palavra, nunca se resguardou de nada, e principalmente nunca resguardou os Portugueses de nada… Verdade seja dita, se voltar, a única prova que temos que o Escudo é um escudo, é que se defendeu do Euro durante 10 anos e  volta à actividade.
Não podemos aproveitar esta oportunidade para mudar o nome de Escudo para… AK-47?  Isto para finalmente podermos passar ao ataque.
Como é que um povo diz no hino nacional “Contra os canhões marchar marchar”… Peito aberto sem escudo, diz depois que a moeda nacional se chama Escudo…

A par com Portugal, a França também já utilizou uma moeda que se chamava Escudo, mas em Francês pronuncia-se Ecú, o que torna as coisas muito mais interessantes.
Ecu era para ser o nome do Euro, e pode estar aqui a explicação do seu alegado fracasso.

Mas esta reserva quanto à moeda pode ser geral, a Grécia utilizava o Dracma, que significa “seguro”, e também não os segurou de nada. Já os Espanhóis escolheram Peseta, que significa “peça pequena”, mas neste caso pode estar relacionado com uma característica dos Espanhóis, explica-se assim o facto do Sr. Enrique Iglésias fazer publicidade a preservativos XS.

O preservativo é também ele um escudo, um importante escudo que nos defende de grandes males. Por exemplo, recentemente o Benfica lançou uma gama de preservativos. Como não é concebível que um adepto portista ou sportinguista use tal prevenção, pode dizer-se que o único objectivo do clube é mesmo limitar os adeptos a  6 milhões.
Resta-me nesta altura aguardar que seja lançada a gama “Preservativos Assembleia da Republica” , para que se impeça assim a expansão dessa classe. Poderia também sugerir uma gama “Preservativos Reis de Portugal”, mas os filhos loiros do Dom Duarte são uma alegada prova que a linhagem já não se reproduz.
Se há uns anos atrás tivesse sido lançada a gama “Preservativos Tony Carreira”, podíamos ter impedido as febres: Mikael e David da saga Carreira.

Preservativo era o nome ideal para a moeda nacional, não deixa de ser um escudo, mas para usar é preciso ter tomates.

Crónica de Bessa Soares
Mundo ao Contrário