O Efeito Placebo

Efeito Placebo – Medicamento, tratamento ou terapia que não produz efeito no paciente, mas apresenta um efeito terapêutico na medida em que o paciente acredita que está a receber tratamento para o seu problema de saúde, por consequência existe uma redução da ansiedade e um aumento do bem estar.

Na pesquisa que fiz sobre livros de Autoajuda, recolhi diversas opiniões negativas que vou partilhar neste texto: Têm uma panóplia de elementos motivacionais – fórmulas prontas, frases feitas, soluções mágicas, testemunhos de pessoas, estudos com bases científicas, observações fundamentadas em psicólogos e psicanalistas mundialmente conhecidos – com o propósito de ajudar o leitor, mas ao relativizar as questões a ajuda de forma mais direta ao indivíduo é inexistente. Para além disso são repetitivos, entediantes e cansativos pois só mudam as frases e as palavras, o conceito é sempre o mesmo.

Na generalidade das opiniões desfavoráveis, a abordagem interessante foi tida em conta, mas valorizam a leitura de outro tipo de livros como literatura e os clássicos afirmando inclusive, que ler é também uma forma de autoajuda pelo efeito positivo que causa no leitor. Há uma forma de aproveitamento da fragilidade humana e da competitividade social para gabanço do mérito do autor. O efeito contrário também se pode manifestar, ou seja, na impossibilidade de concretizar os parâmetros que lê, o indivíduo sente que não é capaz, que é diferente dos demais pois os outros conseguem e ele não e os sintomas depressivos podem agravar. Portanto, o livro de autoajuda terá utilidade se não nos sentirmos bem, se estivermos numa fase boa da vida tais palavras são infundadas.

Uma das frases que me despertou maior atenção foi “Já li. Não me ajudou nem me atrapalhou“, como se explica a indiferença? O sucesso de um livro de autoajuda depende da motivação de quem o lê. Exemplificando: Eu posso iniciar uma dieta com o objetivo de perder peso, para tal tenho uma enxurrada de produtos dietéticos e planos de treino feitos à minha medida, se eu não tiver motivação para executar o plano, este não vai resultar, em conclusão: O ponto de partida somos nós, o foco somos nós, a vontade e a determinação são nossas, as ferramentas que usamos são nada mais nada menos que muletas mentais provisórias, o efeito placebo, a mente é a nossa maior aliada.