O que é preciso saber antes de adoptar um animal – Bárbara S. Delazeri

Antes de adquirir um cãozinho, você deve primeiramente pensar para o que você quer, se para companhia, para guarda, para criança, enfim. Páre e pense. Pois há milhares de cães abandonados nas ruas do nosso país, isso porque as pessoas adotam, simplesmente porque acharam bonitinho, e um mês ou dois depois, enjoam, ou não tem tempo para cuidar, ou dinheiro para sustentar. Portanto, pense, reflita, pois trata-se de um ser vivo, e não um objeto que você usa e joga fora.
     Se o seu objetivo é um cão para guarda, opte por um rottweiler, Pastor Alemão, Pit Bull, dentre outros. Se quiser um animalzinho para companhia, seja adulto ou criança, certamente recomenda-se o maltês. Possuo um com dois anos de idade, e posso lhe assegurar: É uma companhia adorável. Se você quer tirar um sono no sofá, ele te fará companhia, se quiser brincar, ele certamente brincará com você. O maltês é um cão que se acostuma facilmente com a rotina do dono. Em um lar, ele certamente elegerá o seu mestre.
     Outros pontos que importantes a analisar antes de adotar um animal, e se você terá tempo de lhe dar atenção, e se terá condições financeiras para sustentá-lo.
     Você precisa ter um tempo para ele, mesmo que curto. Pois é necessário ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar correto e repreendê-lo quando fizer errado, esfregando o nariz dele perto das fezes e dando leves palmadas, para que ele entenda que fez algo errado. O animal não pensa, mas tem extinto, e sentirá que não deve fazer aquilo, para não “apanhar” novamente. Repreenda sempre desta maneira, e depois leve-o até o lugar correto, esfregue o nariz dele alí e faça carinho. Ele entenderá que há um local para ele utilizar. Nos primeiros dias, fique de olho, pois se pegar em flagrante, é melhor ainda. Não é uma tarefa fácil, mas seja firme, tenha postura e demonstre pro animal que você está bravo. Invista em um tapete higiênico, que leva jornal por baixo. O animal sobe nele e faz as necessidades alí, sem pisar na urina. Asseguro-lhe de que vale à pena.
     Mantenha sempre o jornal de dentro do tapete higiênico limpo, pois eles não gostam de fazer as necessidades muitas vezes no mesmo lugar, se este esta sujo. Pode acontecer do seu cãozinho prefira esperar ser solto ao pátio para fazer as necessidades . É algo que muitos animais gostam de fazer. Quando ele está dentro de casa, e as portas estão fechadas, ele procura o tapete higiênico, que sempre deve ser deixado no mesmo lugar, para ele ter como referência.
                                            Tapete Higiénico
    Com estas dicas, é possível ter uma boa base para viver com a companhia de um animal de estimação, que certamente têm muito a nos ensinar e a nos alegrar, com a agradável e divertida companhia.

Crónica de Bárbara S. Delazeri
Histórias, lugares e factos