O Verão e a Juventude – Patrícia Marques

« É muito fácil gostarem de nós; difícil é amarem-nos realmente »

Os jovens são um público-alvo que se deve privilegiar, pois a fase da juventude ainda é uma fase em que a promoção e a prevenção da saúde são realizadas atempadamente.

Assim, para estas férias, o +Opinião deixa algumas premissas de cuidados para este Verão.

– Prefira espaços arejados;

– Tenha um comportamento adequado quer no mar quer no rio;

– Respeite as bandeiras que a Equipa de Vigilância coloca no que diz respeito ao mar;

– Uma vez assisti em pleno Algarve a um quase-afogamento de uma senhora no mar, aí pensei: «No Algarve também há disto?»;

– Procure sombra nas horas de maior calor;

– Mesmo que não se exponha ao sol, deve de colocar um protetor solar;

– Utilizar um protetor adequado para a sua pele (o farmacêutico perto de si, dir-lhe-á o nº adequado para o seu tom de pele);

– Tenha o devido cuidado com a proteção e hidratação da pele; quanto mais água beber, mais hidratado(a) estará ante a exposição ao sol;

– Tente beber água em abundância (2 litros/ dia)

– Prefira a fruta, legumes e alimentos frescos, evitando arroz, batatas, sumos gaseificados, etc.;

– Evite o álcool e comidas “pesadas” na praia; a digestão deve ser um processo rápido, para o seu bem-estar;

– Utilize roupa leve e fresca;

– Tenha a devida precaução na estrada; deve-se ter consciência do cuidado para connosco mas principalmente para com o comportamento do outro na estrada – respeitar regras, sinais de trânsito, cedências de passagem, velocidades máximas.

– Se tiver possibilidades, nestas férias realize workshops de temas que aprecie, para enriquecer de um modo agradável o seu curriculum vitae. Existem workshops diversos e alguns até são grátis. Esteja atento e informado.

Para além de alguns cuidados, o +Opinião alerta para algumas desmistificações, i.é., que à priori podem “parecer” importantes nesta fase mas na realidade não são:

– Não precisas de beber álcool, para ser “fixe”, aposta na sensatez de caráter e personalidade;

– Não precisas de consumir drogas para seres “aceite”, incute e faz prevalecer os teus valores e os teus ideais;

– Não precisas de agredir para seres “forte”, o diálogo é o valor que te fará ser «Aquele» no meio de muitos;

– Não precisas de estar todo o dia ao sol para seres “fashion”, uma exposição gradual dar-te-á o bronzeado pretendido, e não um escaldão.

Neste Verão fique com uma dica e um desabafo da colunista Patrícia Marques:

 – Dica: «Privilegie a leitura; a música; o desporto; a escrita… e tudo aquilo que «sente» fazer-lhe bem à saúde»

– Desabafo: E quando em plenas férias o dia lhe correr mal e o mundo parecer desabar aos seus pés, leia este pequeno desabafo e decerto que ficará melhor:

«Eu sei, talvez hoje o dia não tenha corrido como tu querias; mas observa quantas coisas boas tiveste em dias positivos, aqueles dias em que chegaste ao final e disseste: ‘hoje o dia foi em grande’. Entendo a dor; a dor parece roer nosso peito até provocar o silêncio das nossas palavras; mas talvez esse silêncio seja preciso. E aquelas palavras frias, aqueles gestos que magoam e que pareces ver e sentir vezes sem fim, pensa neles como um exemplo para que, no futuro, não escolhas esse caminho para ti – as atitudes frívolas ou os pensamentos ruins, mas sim, o bem e o espírito da positividade. Nunca te esqueças, os pensamentos são materiais, ou seja, podes levá-los a sério e sofrer com isso, ou então, podes transformá-los em lições de valor que te ensinam o que não fazer».

Boas Férias!

Crónica de Patrícia Marques
Um lugar ao Sol
Visite o blog da autora: aqui