Olá, chamo-me Insónia

Não.

Não vou aqui debitar uma cura para as insónias.

Hoje está a ser daqueles dias.

Cansaço, frustração, café até ter mais café que água no corpo e o pior de tudo: não consigo fazer rigorosamente nada e essa impotência lixa-me.

A verdade é que há cada vez mais pessoas a sofrer deste mal e o mais estupido é que não tem de haver uma razão para sofrer de insónias, apenas se tem.

Por exemplo, a minha mãe sempre disse que desde que nasci que sou lixada para dormir.

A razão para tal: Who knows!

Em pequena fiz um eletroencefalograma para ver se havia algo de errado para não conseguir dormir ou dormir mal. O resultado não foi nada de relevante (dizem eles).

O meu problema é que O problema não foi embora, isto não melhorou. Apenas piorou.

Iniciei-me nos comprimidos para dormir cedo demais e desde essa altura (tinha 12 anos, actualmente tenho 24) que tomo medicamentos para dormir.

Estou sempre a mudar de medicamentos porque acabam por não fazer qualquer efeito, gente, são comprimidos bastante fortes.

Se me disserem um nome qualquer de um comprimido para dormir a probabilidade de eu já o ter tomado é altíssima.

Ao fim e ao cabo, nada faz efeito, NADA!

Foi este verão (passados tantos anos de insónias) que fui fazer um exame do sono.

Este resultado já disse mais alguma coisa. A consulta está marcada para dezembro e tenho um dedo que adivinha que eles basicamente me vão dizer o que está no relatório que eu já li e mais nada.

O que se pode fazer? Mais uma vez, NADAAAA.

Os médicos falam-me da higiene do sono, não ver filmes, ler antes de ir para a cama, não comer antes de ir para a cama, não fumar antes de ir para a cama, não beber café depois das quatro da tarde.

Eu já fiz isto, sabem o que isto é? MAJOR BULLSHIT.

Sei que não estou sozinha, muitos sofrem (mas sofrer mesmo, quase que dói quando se tem isto durante muito tempo) do mesmo e cada vez mais.

Muitos se vão identificar com a minha frustração, com a minha vontade de dizer “To hell with this, I’m done”.

Porque este cansaço não é só físico, este cansaço, passado algum tempo, começa a ser psicológico.

Por vezes estou tão cansada que nem consigo fazer nada, simplesmente não consigo. Não dá. Penso sempre “okay, vou fazer uma sesta e vou acordar fresca, vou conseguir fazer tudo o que quero fazer”. Lies.

Durmo um pouco, acordo igualmente cansada, se não mais ainda.

Chamem-me estupida por ainda ter essa esperança, de um dia acordar descansada, eu sei que me chamo estupida por pensar que isso algum dia vai acontecer.

Por outro lado, já perdi a esperança de alguma vez isto passar (agora chamem-me fatalista se quiserem).

Se ainda não mandei os comprimidos para dormir para o lixo? Nop. Posso dizer muito mal deles, mas se não os tomar consigo ficar, pelo menos, dois dias sem dormir, de todo.

No entanto admiro quem se sente como eu sinto (constantemente cansada) e consegue ir trabalhar cedo, sair tarde, ser sempre produtivo. Essas pessoas devem ter uma força do caraças para conseguirem fazer tudo.

Essas pessoas muito provavelmente já se conformaram com o seu estado.

Faço vénias a essas pessoas, porque pessoal, isto não é nada fácil.

Pessoal que sofre de insónias, não façam como eu, pá!

Não percam a esperança.