Olha o tuga na praia! – Teresa Isabel Silva

O tuga é do pior! O tuga é tão simples e básico que já todos sabem como é que esta crónica vai acabar.
O português, não vai á praia. O português vai para um “spot porreiro” bronzear. Apanhar sol é para os fracos. E qual camarão qual quê! Na verdade tuga chique, não apanha sol até ficar como um camarão! Tuga que é tuga e é chique, fica como uma lagosta, até porque o valor e categoria do crustáceo, é mais cara e melhor.

Ser um português chique, ou cá entre nós novo rico, implica fazer férias na praia de mar e de rio. Tudo estrategicamente pensado. Acordam lá por volta das 9 da manhã e só às 10 é que chegam á praia. Demoram todo o tempo a montar uma espécie de acampamento e a barrarem-se em protector solar, tipo torradas acabadinhas de sair. Sacam das lancheiras e enchem o bandulho e depois lá se deitam a digerir antes de irem molhar os pés.

Outra coisa engraçada é que pode estar um calor soviético, até pode estar a nevar, mas lá vão as cachopas com os seus biquínis dar uns mergulhos, só para se sentirem Pamelas assim que saem da água.

Ao final da tarde, eis que as famílias completas invadem as praias fluviais. Os homens da família sacam das canas de pesca numa tentativa de arranjar um barbo para o jantar. Isto tudo porque tuga que é tuga e que é chique, faz durante as noites de verão churrascadas na varanda que começam com o peixe acabado de pescar, e acabam nas salsichas frescas.

Ser chique em Portugal implica ainda fazer férias fora de casa. E depois lá vai família inteira passar uma semanita ao parque de campismo, onde ironia da das ironias, levam todas as tralhas que tem pela casa, tornando a sua habitações de férias numa réplica da casa onde vivem todo o ano. Eu pergunto-me, se era para isso não mais fácil ficarem em casa e montarem uma piscina insuflável na varanda, onde as crianças pudessem estufar quando fossem esquecidas pelos adultos que jogavam animadamente às cartas, enquanto bebem uma, duas ou três cervejas…

Outra coisa que eu não entendo é onde é que essas gentes ditas chiques têm a cabeça, quando deixam as criancinhas correram nuas pelas praias?! Pior que isso!!! Onde é que estão os neurónios chiques quando praticamente obrigam os pupilos a fazer chichi no mar onde eles próprios estão a nadar?!

Isso não é nada chique! Isso é aquilo que o brasileiro chama de brega! Isso é aquilo que faz com que os demais percebam que vocês não são chiques, mas sim uma versão made in china das tias de Cascais.

Crónica de Teresa Isabel Silva
Crónicas Minhas