Panorama de Férias – Celso Silva

Está a chegar o Verão e, ainda que o tempo não seja o mais convidativo ainda, milhares de pessoas preparam as suas férias. Uns procuram o campo outros apenas querem a praia, mas o que todos querem é mesmo descansar, divertirem-se e estarem com familiares e amigos.

É nesta altura também que muitos procuram outros locais para visitar, fazendo férias em locais que nunca visitaram e que, em alguns casos, provavelmente nunca mais visitarão. As agências de viagens enchem-se de pessoas procurando novos destinos. Sejam destinos de praia ou simplesmente culturais, serão sempre sítios que ficarão na memória.

As viagens mais simples são mesmo aquelas em que visitamos a família em aldeias, das quais alguns se recordam de passar algum tempo nas suas infâncias. Não é o meu caso, viste que nasci e sempre vivi na cidade, no entanto visitar as remotas aldeias de onde os meus avós são originários é sempre bom e dá para relaxar e descansar um pouco da correria da cidade.

Outro tipo de férias, das quais também sou adepto, procuradas algumas vezes por quem não pretende gastar muito, são as férias em que acampamos com amigos junto a um rio ou praia e que daí partimos para visitar diversos outros locais. Acampar são sempre umas férias diferentes e, para quem nunca o fez, recomendo vivamente a que pelo menos experimentem uma vez.

Mas as férias mais procuradas são mesmo os destinos de praia. Quer sejam dentro do nosso país ou no estrangeiro, milhares de pessoas viajam todos os anos procurando apanhar um bons raios de sol e ganhar uma nova cor de pele, mas cuidado para que a nova cor não seja vermelho vivo. Temos no nosso belo país à beira mar plantado, imensas praias com excelentes condições, pelo que é apenas natural que muitos as procurem, mas há também aqueles que procuram outras praias mais paradisíacas, para conhecer também novos locais por esse mundo fora.

Há ainda aqueles que procuram exactamente o oposto da praia, fazendo férias na neve. Nunca experimentei mas, como muitas outras coisas, gostaria de pelo menos uma vez na vida o fazer. Recordo-me de diversas visitas à Serra da Estrela mas gostaria de um dia também ter a oportunidade de esquiar ou fazer outros desportos na neve.

Depois há ainda quem procure visitar novos locais, para conhecer novas culturas e estar em locais de importância histórica. Este tipo de férias mais culturais são aliás das que movimentam mais turistas por essa Europa fora, sejam eles mesmos europeus ou não. Praticamente todos os países deste nosso velho continente têm histórias para contar, havendo até cidades onde em todos os recantos existe um pouco de história. Pessoalmente ainda que goste imenso de sol, este é o meu tipo de férias, mas se conseguir aliar estas férias culturais com um pouco de praia, isso deixar-me-á imensamente contente.

Independentemente do tipo de férias que escolham, seja com família ou com amigos, ou ainda que partam numa aventura sozinhos, os meus desejos de boas férias para todos, descansem e divirtam-se muito!

Crónica de Celso Silva
Panorama