Pintar o arco-íris

Parece que o Sol emigrou e foi para longe. Olho através da janela do meu quarto. Com a minha mão limpo, num gesto subtil, o vidro embaciado. Lá fora os lindos campos estão cobertos de água e paira a tristeza. Animais nem vê-los. Estão todos refugiados nos seus estábulos e debaixo do telhado seguro. Não há direito viver neste tempo de chuva e amargura.

O coração chora e as lágrimas percorrem os rostos gélidos. O Sol emigrou e não deixou mensagem. Fugiu e não deixou rasto.

Passam horas, passam dias e a chuva teima em cair. Sem esperar, uns raios de sol parecem querer espreitar por de trás das altas casas da aldeia. Contudo a chuva não deixa de cair. Caiem goteiras grossas desvairadas no chão. As caleiras estão saturadas e as bermas das estradas estão cobertas de água.

De repente, olho para o céu. Extraordinário! Um maravilhoso arco-íris embeleza o triste e sóbrio céu. Temporariamente, o cinzento dá lugar a um conjunto de cores brilhantes. A paixão do vermelho e o suculento laranja são os primeiros de sete cores que percorrem o imenso céu. A alegria do amarelo ilumina o esperançoso verde. Logo a seguir, aparece o confiante azul acompanhado pelo misterioso roxo e o espiritual violeta. Sete cores distintas com influências igualmente distintas em nós e no nosso estado de espírito.

O vermelho significa paixão, calor, o amor, o desejo, pelo contrário, simboliza também sentimentos menos bons, o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.

O simples laranja é uma junção de duas cores fortes e simboliza coragem, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria.

O verde é uma cor calmante que harmoniza e equilibra. Além disso, representa as energias da natureza e faz-nos acreditar em nós próprios.

O azul ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança.

O roxo é uma cor semelhante ao violeta. Ambas estão envoltas por misticidade e magia.

Todas estas cores dão vida ao nosso dia. Foi o aparecimento delas, que me fez acreditar que a cor influência o nosso estado de espírito. Sim. É por isso que as pessoas escolhem a sua roupa, têm cores preferidas todos referente ao seu estado de espírito.

Hoje, apesar de o Sol estar tímido, o meu dia alegrou-se com o simples arco-íris que trouxe vida ao triste dia!

RaquelSantosLogoCrónica de Raquel Santos
Pequenos Desabafos