Portugal e os seus Campeões e Campeãs de Bilhar… sim porque também existem!!! – António Rosas

Neste início de época 2012/2013 em que já arrancam os Torneios de Abertura das diversas modalidades na Federação e nas diversas Ligas de Bilhar Portuguesas, vou dar o devido e merecido destaque aos Campeões, Campeãs tanto individuais como por equipas da época 2011/2012 em todas as modalidades desta feita na Federação Portuguesa de Bilhar. Porem não quero que pensem que serão negligenciados os campeões e campeãs das outras organizações já referenciadas por mim, a seu tempo serão evidenciados.
Vamos então iniciar pela modalidade de Pool e como deve sempre ser primeiro as senhoras, sendo assim sagrou – se como Campeã Nacional Bola 9 Sara Rocha do Sport Lisboa e Benfica, atleta que em 2011/2012 fez a dobradinha ao sagrar – se também Campeã Nacional na variante de Bola 10, na Taça de Portugal Individual Marta Tavares também do Sport Lisboa e Benfica conquistou o lugar cimeiro da competição completando assim o domínio total por parte do Clube da Luz no Pool feminino individual na época 2011/2012. Ainda no feminino mas por equipas esta supremacia confirmou – se quando a equipa do SLB se sagrou Campeã Nacional e Vencedora da Taça de Portugal fazendo dobradinha na época, de referir que esta recém – formada equipa esta recheada de valores já adquiridos e também de muita juventude.
No Pool Masculino Individual Bruno Sousa do C.B. Pedro Grilo Sagrou – se Campeão Nacional de Bola 10 e Manuel Gama do S.C. Braga Campeão Nacional de Bola 9, na Taça de Portugal Manuel Pereira do S.C. Braga superiorizou – se a todos os seus adversários levando o caneco para o Clube Minhoto. Por equipas a equipa do Sporting Clube de Braga sagrou – se Campeã Nacional e o Sport Lisboa e Benfica conquistou a Taça de Portugal dividindo assim os troféus disponíveis entre Norte e Sul. Ainda em Masculino disputou – se o Campeonato Nacional de esperanças que foi conquistado pelo atleta João Grilo do SLB.
Passo agora para o Pool Português em que a nível individual Manuel Pereira do S.C. Braga sagrou – se Campeão Nacional juntando assim este titulo a Taça de Pool, Bruno Sousa do C.B. Pedro Grilo conquistou a Taça de Portugal que juntou ao campeonato nacional de Bola 10 de Pool, por Equipas além da Taça de Portugal que foi conquistada pelo C.B. Pedro Grilo de Matosinhos tivemos campeonatos de 3 divisões disputados com os seguintes resultados, na 3ª Divisão os vencedores foram a equipa de S. Mamede de Infesta C.B Netinhos, na 2ª Divisão o Sport Lisboa e Benfica de Lisboa e na Divisão Maior e fazendo a dobradinha o C.B. Pedro grilo de Matosinhos.
Na Modalidade de American Pool individualmente Sagrou- se campeão Pedro Grilo do C.B Pedro Grilo e venceu a Taça de Portugal João Sousa Igualmente do C.B. Pedro Grilo, por equipas sagrou- se Campeã Nacional o SLB e conquistou a Taça fazendo a dobradinha.
Em Snooker Inglês o Campeão Nacional Individual foi o atleta Paulo Pereira do Soccer Planet de Braga e por equipas o SLB de Lisboa.
E por fim na modalidade de Carambola na competição individual sagraram – se campeões na 1ª Divisão Rui Manuel do Futebol Clube do Porto, na 2ª Divisão Manuel Ferreira do Bilhar Clube do Porto e na 3ª Divisão Miguel Rocha do Centro Norton de Matos de Coimbra a Taça de Portugal foi conquistada pelo atleta Manuel Aranha do Clube Fenianos Portuenses, ainda individualmente e numa vertente disputada pela primeira vez esta época de carambola a 1 Tabela Paulo Andrade do Centro Norton de Matos sagrou – se Campeão Nacional e na faixa etária de esperanças Ricardo Pinto do Leixões Sport Clube de Matosinhos conquistou também o titulo Nacional. Por equipas na 1ª Divisão o FCP conquistou o titulo enquanto na 2ª Divisão os Dragões de Lisboa alcançavam o mesmo objectivo, na Taça de Portugal Equipas o FCP superiorizou – se a concorrência fazendo assim a dobradinha na época 2011/2012.
Quero desde já deixar aqui a todas as equipas que participam em todas as competições de todas as organizações espalhadas por este pais os maiores sucessos e uma competição livre de “casos” e com grande convívio, camaradagem e acima de tudo nível competitivo e nível comportamental na mesa e fora dela.

//

Crónica de António Rosas
O bilhar em Português