Últimas Crónicas

A pressão para a perfeição das mulheres

loading...

Sempre existiu pressão para as mulheres serem isto ou aquilo, se comportarem desta ou daquela maneira, até para se vestirem de determinada forma. Ainda hoje é assim, quer se queira quer não. Cabe à mulher aceitar essas “convenções”, diria eu pressões, e viver pressionada ou então romper com costumes e afins e não ligar puto a nada. No entanto, a grande maioria, seja de que maneira for, quer se admita quer não, sente-se pressionada para ser a “mulher perfeita”.

E quem pressiona? Por quem se sentem pressionadas as mulheres? Pela sociedade? Pelos homens? Pelas outras mulheres? Por elas próprias?

Um estudo feito no Reino Unido concluiu que 80% das mulheres admitem colocar nas próprias muita pressão para serem perfeitas. 80%!!!!!!! Mais de três quartos das mulheres. É incrível como nem para nós somos boas. Não conseguimos pôr na cabeça que ninguém é perfeito e que a perfeição não existe. Mas o que é que nós fazemos? Insistimos na perfeição. Queremos sempre mais. (mesmo que não saibamos bem o que queremos!)

Apesar de hoje em dia os tempos serem outros e os homens ajudarem em casa e com os filhos, o estudo refere que as mulheres executam 26 tarefas por dia. (Não sei bem como fizeram a contagem das tarefas porém acredito que algumas mulheres executem bem mais) Depois como é possível que cheguemos ao final do dia frescas e airosas, de sorriso estampado no rosto? Não conseguimos, grande parte das vezes, e em vez de radiantes quando o dia termina estamos cansadas, e cansadas, e cansadas, e penso que me esqueci de dizer cansadas.

Nós, mulheres, por vezes somos mesmo parvas. Desculpem dizer isto, mas somos! E eu estou incluída também. Somos sempre umas complicadas, queremos fazer tudo, de preferência rápido e bem (o que nem sempre acontece claro está). O estudo refere que 36% das mulheres se sentem pressionadas para equilibrar tudo de uma vez. Está bem que muitas vezes conseguimos, verdade seja dita, quais super mulheres sem capa, só que não temos de o conseguir ou de o ser.

Os números do estudo devo dizer que são impressionantes de certa forma e demonstram como a mulher é inconformada por natureza. Perto de 30% das mulheres, mais percentagem menos percentagem, sentem-se pressionadas para serem interessantes, inteligentes, terem o corpo perfeito e a casa perfeita (eu acrescentaria ainda a família perfeita). Queremos tudo perfeito, a imagem, a casa, o trabalho, tudo, mas no fim parece que nem usufruímos das “perfeições” que temos.

Assim, minhas caras, deixemos a perfeição de lado. As pressões irreais. A vida deve ser vivida, aproveitada, mesmo com os “erros” que temos (ou se preferirem com as imperfeições). Por muito que a procura seja incessante não há um término da mesma. Iríamos procurar sempre mais…

E reparem que o estudo não mencionou que as mulheres se sentem pressionadas para encontrarem o homem perfeito. Humm, porque será?!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Crónicas Mais Lidas

loading...
To Top