Qual deve de ser o Perfil de um Presidente de Uma Associação – Júlio Silva

Qual deve de ser o perfil de um presidente de uma associação seja ela de cariz solidário, desportivo ou cultural.

É esta a pergunta que eu coloco hoje, e que irá servir de tema para a construção da minha opinião…

Será que o para se ser presidente, terá que ter um ar de macambúzio, sempre sério sem se rir, mesmo que ouça uma boa piada. Será que lhe é proibido ele brincar por exemplo no facebook, escrevendo algo que não seja a verdade porque ele tem uma grande imaginação.

Ou será que um homem não pode ser presidente porque ele gosta de dar asas há imaginação e alimentar a gula descomunal de alguns curiosos/as da vida alheia.

Será que ele não poderá ser divorciado, e namorar uma ou até mais do que uma mulher (namorada) ao mesmo tempo.

Será que ele terá que ser missionário ou até padre, mesmo assim alguns destes não devem de servir porque também eles têm filhos de beatas.

Interrogo-me no sentido de saber qual será o perfil correto de um presidente de uma associação.

Eu até há dias atrás julgava que sabia qual era o perfil correto de um presidente de uma associação. Perfil este que eu pensava que bastava ser-se empreendedor, ser trabalhador honesto, possuir um bom coração, acudir o mais rapidamente possível aos pedidos de ajuda que lhe eram solicitados, não olhar a credos ou a cor de pele na altura de ajudar, possuir uma boa dose de alegria, vontade de viver, saber ultrapassar as dificuldades com um sorriso nos lábios e ter sempre uma palavra de encorajamento para dar a quem passa por certas dificuldades.

Mas apesar dos meus largos anos como dirigente de diversas associações, onde passei por vários cargos nas respectivas direcções, ao ler uma conversa entre duas coscuvilheiras cheguei à conclusão que estava (isto na cabeça de duas supostas amigas) completamente desajustado na realidade, segundo a maneira de ver delas.

Cheguei à conclusão, que no modo de pensar destas duas coscuvilheiras o perfil de um presidente, deve de ser talvez o do homem pudico que faz sexo só de uma maneira tipo missionário, tem que ir há igreja todos os Domingos bater com a mão no peito, não pode nem deve de olhar para um bom rabo de saia, se é casado não pode ter sido nunca infiel há mulher , se for divorciado há que ter cuidado que ele tem tendências em comer todas as vítimas que lhe peçam ajuda, resumido é um mau carácter e tem mil e um defeitos…

Enfim é a cultura da nossa gente que nunca saíram do país, para trabalharem com outros povos com outras culturas. São pessoas que estão habituadas ao ambiente da Santa Terrinha, que colocam defeitos a todos e a tudo com ares de esperteza saloia, julgando-se mais inteligentes do que os outros onde no final acabam por se afogar no meio da sua hipocrisia.

Pessoas estas que, misturam trabalho voluntário com vidas particulares e com o modo de viver dessa pessoa ( o presidente )que nada tem a haver com o trabalho que este executa em prol de quem mais precisa, atiram pedras para os telhados dos vizinhos feitas umas santinhas, não se lembrando que elas próprias possuem telhados de vidro.

Entretanto, como eu não cheguei a conclusão nenhuma, pelo menos no meu caso vou continuar a ser igual a mim mesmo, vou vivendo um dia de cada vez ajudando da melhor maneira que eu saiba e que possa quem me pede ajuda, bebendo umas super boks, namorando o mais possível, e fazendo sexo das mais variadas maneiras sempre que me apeteça, brincando o mais que eu possa, utilizando a minha imaginação.

Porque isto, é o que todo o homem divorciado deve de fazer enquanto está vivo, porque vai chegar a altura em que este vai estar muito tempo morto, e depois nessa altura já nada disso precisa nem pode fazer . Para terminar apetece-me transcrever aqui um pensamento de Albert Einstein que diz assim. Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres… Isto diz tudo acerca deste assunto.

 

Crónica de Júlio Silva
A opinião de Júlio Silva