Qual é a sua natureza?! – Bárbara S. Delazeri

Conta uma história, que um homem estava à beira de um lago, e viu um escorpião a se afogar. Numa tentativa de ajudar, colocou a mão na água, para tirá-lo. O escorpião, então, feriu-o com o ferrão que possui na ponta da cauda. Novamente, o homem colocou a mão na água, tentando socorrê-lo, mas o escorpião tornou a feri-lo. Então, seu amigo que observava a cena, disse ao homem: “Será que você ainda não notou?! Mesmo que esteja tentando salvá-lo, ele não irá deixar de lhe machucar. É da natureza dele.”

Então o homem respondeu: “E é da minha natureza tentar ajudar quem está precisando.” Então o homem pegou uma folha, e com ela, removeu o escorpião da água, salvando-o.

Esta história é algo que serve para a vida de cada um de nós. Muitas vezes somos feridos, magoados e desrespeitados. Como consequecia disto, a maioria das pessoas espera a oportunidade para “dar o troco”, ou seja, vingar-se. Mas na verdade se fizermos isso, não estamos apenas nos defendendo, mas sim, nos tornando pequenos e vulneráveis às ações dos outros.

Devemos ser nós mesmos, independente da situação. Se alguém nos ferir, não devemos procurar fazer o mesmo com a pessoa. A vida nos ensina a tratar as pessoas melhor do que elas merecem. Deus vê tudo, e ele dará a cada um conforme tem feito com seu próximo. Não cabe a nós julgar a atitude de alguém e cometer vingança. Cada um oferece ao outro aquilo que têm. Se no seu coração tem amor, dê amor, não mude a sua natureza por causa de outros. Não se iguale, não mude. A felicidade e a liberdade encontram-se no perdão.


Crónica de Bárbara S. Delazeri
Histórias, lugares e factos