… A quem vou” tributar” As cronicas de 2013!… – Aida Fernandes

Foi no início deste ano, mais propriamente no dia de carnaval que me estreei com as minhas cronicas no Mais Opinião. Como em tudo ao longo da minha caminhada, ao longo dos dias que somam um ano, gosto de fazer um balanço…uma pausa…para rever todo o histórico. Rever para reflectir o que realmente valeu a pena, rever para guardar religiosamente todos os ficheiros porque a todo o momento podem ser apagados como a própria vida Humana. Pois bem! Hoje é o dia de relembrar todas as cronicas que por aqui passaram, todas elas baseadas numa escolha….A Ultima Etapa…! Posso dizer no final deste ano, que escrever sobre este assunto…os velhinhos…os idosos…como queiramos chamar, contribui para que o ano se tornasse ainda mais rico, foram muitos os momentos que vivi quer ao escreve-las quer ao partilha-las, foi uma troca de experiencias que irá permanecer no meu arquivo e num balanço com proveitos…lucros tributados aos amigos!

“…A Aerobica dos Neuronios…A Consulta de Rotunda…A Farmácia é minha herdeira…A minha Primeira Vez…A Pele também fala…A Vida e quatro garrafas…Aborrescencia- Rebeldia da Idade…Ainda sou do tempo do Arroz de Quinze…Amor é Prosa-Sexo é Poesia…As Amendoas amargas da vida…As Mulheres e as Flores…Cada Avozinha-cada mezinha…Da consulta de “rotunda “ao hospital…Da Primeira á Ultima Etapa…Em Maio cerejas ao borralho…Eu e Ela…Feliz Aniversário- 0 a 80 anos…Férias-malditas férias ou benditas férias…Geriatria-Gerontologia…Habemos Idade…Histórias ou experiencias de Vida…Hotel ou Instituição…Luto-preto-tristeza-uma cultura…Mais um médico-S.Bento, uma forma de terapêutica religiosa…Morreu-e agora?…O amor não tem idade…O dia em que conheci a cegonha…O magusto da velha…Paciencia-muita Paciencia…Rebeldia da idade-ou idade da rebeldia…Revolta ou dar a volta…Saber envelhecer…Santo António-S.João e S.Pedro…Sofrimento-Velhice…Todas as noites ela gemia…Uma virgem com 92 anos…Era uma vez um chicla…O velhinho que encanta o Natal…”

Todas estas cronicas não são nada mais nada menos que uma vivência e um modo de pensar sobre a nossa forma de estar e o modo como devemos encarar e atuar na velhice. São ainda o reflexo de uma experiencia de vida e de trabalho, são o testemunho real de que que todas as etapas devem ser respeitadas, devem ser vividas, devem ser merecedoras de todo o empenho da nossa parte, para que no final possa haver contas dignas de demonstração de grandes resultados! Todo o principio tem um fim…todo o ano tem o primeiro e ultimo dia…tudo o que é velho já foi novo…por isso o que fazemos nós no ultimo dia do ano? Certamente que nos despedimos do ano relembrando tudo e todos! Certamente festejamos a chegada do Novo Ano com um espirito de alegria, porque estamos vivos ….Porque estamos num bom lugar…porque simplesmente queremos amar a vida!

É esta a essência da vida e dos dias que somam anos…É esta a essência do Mais Opinião…É este o resultado do ano 2013 na rubrica a “Ultima Etapa”…escrever ao longo do ano e sorrir com os resultados no final.

Obrigada a todos que contribuem para colorir as minhas cronicas e o desejo que em 2014 possam ter a mesma cor.
Paz… Amor… Sonhos…Esperança…Projetos… Alegria…Paciência…Saude…Dinheiro…e muitas cronicas!!!
Feliz Ano Novo para todos!

Aida FernandesLogo

Crónica de Aida Fernandes
A última Etapa