Quero Férias! – Sofia Marques

Contam-se os dias para o terminar das aulas, e nem sinais do típico espírito das férias. Provavelmente é deste tempo cinzento, que mata até a maior das alegrias. É deprimente, principalmente para quem, como eu, adora a Primavera e o Verão e os dias solarengos que com estas estações vêem. Mas esperemos que o tempo melhore brevemente.

Por enquanto é olhar pelas janelas e sonhar com a praia cheia de sol, o mar melhor para nadar, a pele já morena. Assim como as férias da praxe, em Espanha, no Algarve ou na Caparica, consoante a bolsa e a disponibilidade que se tem .

Mas a praia é mesmo o melhor para recarregar baterias e reflectir  sobre a vida e como lhe acrescentar mais positivismo, que bem precisamos, tendo em conta a conjuntura actual.

Parecendo que não, mesmo com crise e outras preocupações, este é dos países melhores para “recarregar baterias” se nos pusermos, por um momento , no lugar de um turista . Com boas praias, imensos dias de sol por ano, excelentes paisagens, comida saudável e saborosa e pessoas simpáticas e hospitaleiras, que mais podemos querer?

Que tal aproveitar as férias para conhecer um pouco melhor da região onde vivemos? Muitas vezes passamos por museus interessantes , jardins e locais de culto e não temos curiosidade para descobrir mais sobre eles. Se pesquisarmos e tentarmos explorar várias opções, tendo em conta as nossas posses , podemos ter um descanso excelente sem pagar practicamente nada e sem sair do sítio. Por exemplo , escolhendo um hostel em vez de um hotel (não, não é um erro de ortografia, hostel , e não “hotel” é uma espécie de pousada, com quartos colectivos em vez de individuais com casas de banho e cozinhas colectivas) , porque é além de barato ( podemos cozinhar nós mesmos)  é mais divertido devido ao ambiente descontraído.Principalmente para estudantes, esta é muito boa opção .

Bem, espero que isto possa ajudar e afugentar esta “seca” que são os dias chuvosos!

Crónica de Sofia Marques
A minha Vida e outras Insanidades