Receita para ser boa pessoa – Maria João Costa

d

«Pessoas que gostam de comer são sempre melhores pessoas», não sei se é um livro, ou se é só uma frase bonita que vi no meu feed, no mínimo três vezes no espaço de dois minutos. O google não me ajudou muito, por isso parto do princípio que é só uma frase bonita, para a maioria, para quem gosta de comer.

Conheço poucas pessoas que não gostam de comer, conheço muitas que se tentam enganar, que negam um prato de comida e passam uma tarde no pinterest a «pintar» fotos de comida, e a partilhar bolos de chocolate, crepes e gelados com três andares, mas isso são outro tipo de pessoas, não são melhores nem piores, são outra espécie.

Gostar de comer é um grande passo para ser uma pessoa mais sociável e feliz, uma pessoa que não faz «like», diz «like», saboreia, conversa frente a frente, apresenta-se, conhece pessoas novas, faz novos negócios. Gostar de comer, é cartão-de-visita para ser um bom genro, um bom partido para a filha mais nova; gostar de comer é não ter pressa, não ter de viver em sobressalto, é fazer pausas de duas em duas horas, é saber a diferença entre frango caseiro, e frango embalado.

Somos melhores pessoas quando gostamos de comer, tudo é motivo para um jantar, para um almoço, para um brunch, para provar os cozinhados da tia da Joana, para ir aqui e ali. Para roubar sorrisos, para oferecer sorrisos, para ver amigos da faculdade, para conversas de tardes inteiras, para abraços e beijos perlongados. A comida é o mote para a felicidade, um jantar e «bom paleio» podem ser a receita ideal para uma boa sobremesa, e quem sabe, pequeno-almoço.

Vamos comer, vamos ser boas pessoas, vamos fazer os outros felizes!

Crónica de Maria João Costa
Oh não, já é segunda feira outra vez!