Reforme-se! – Mi Céu

A um mês e quinze dias, de chegarmos ao final de mais um ano, a palavra que mais me ocorre é: mudança!

Podemos fazer mudanças em tudo! Mudar de casa, mudar de carro, mudar de roupa, mudar de telefone ou telemóvel, mudar de penteado, mudar a cor do cabelo, mudar a cor das unhas, mudar a cor do baton, mudar de roupa, mudar de estilo, mudar de namorado, mudar a decoração, mudar a organização das nossas coisas, mudar os quadros das paredes, mudar o perfume, mudar o shampoo, mudar o gel de banho, mudar a espuma do cabelo, mudar a espuma de barbear, mudar de escova, mudar de café, mudar de cabeleireiro, mudar de médico, mudar de amigos, mudar de ginásio, mudar de hábitos, mudar o destino, mudar a forma como vemos a vida, mudar o nosso comportamento, mudar as nossas atitudes, mudar os nossos objectivos, mudar de trabalho, mudar de área, mudar de profissão, mudar de estação de rádio, mudar de canal de televisão, mudar o numero de telemóvel, mudar de saco, mudar de sapatos, mudar de ténis, muda de banco, mudar hábitos alimentares…

A palavra mudança, aplica-se aproximadamente, a um infinito de situações na nossa vida! No entanto, todos sabemos como é árduo mudar, seja que alteração for que estejamos a falar! Tudo, o que implica mudança, custa! Faz-nos sair da zona de conforto! Faz-nos abdicar de algo ou alguma coisa! Mudar, implica mais de nós, do que possa parecer, à primeira vista!

Para mudarmos algo predefinido na nossa vida, envolve-nos directa e obrigatoriamente! Todas as mudanças são difíceis, quer queiramos, quer não! Só de pensarmos já nos afecta, mesmo sem termos ainda realizado, a tal mudança!

O ser humano é um ser de hábitos enraizados! Todos nós já teremos ouvido ou lido esta frase ou outra, bem parecida! Uma vez fixado um hábito em nós, é deveras difícil mudá-lo, mas não inexequível! Quando colocamos, o nosso foco nas vantagens que iremos tirar dessa mudança, automaticamente conseguimos mudar! É uma questão de dar tempo ao tempo! Acho que neste nível, é que entra o tão conhecido lema “nada é impossível” desde que lutemos por isso!

Não devemos decidir fazer as mudanças todas ao mesmo tempo, pois podemos cair no erro de não conseguirmos de facto realizar nenhuma! Por isso, aconselha-se destinar tempo e espaço, para uma transformação de cada vez!
Segundo Fran Christy “A ciência diz que o cérebro leva 30 dias para internalizar um novo hábito, ou seja, para que a nova forma de fazer algo se torne automática, inconsciente. Isso exige disciplina, foco e força de vontade, mas passado esse período de internalização, o novo hábito torna-se parte da sua natureza.”

Sem dúvida, é isso que tenho constatado no meu ainda curto percurso de vida, temos uma capacidade incrível de nos adaptarmos à mudança! Mais ainda, é que desconhecemos a capacidade que temos na realidade! Em situação, de sermos postos à prova é que vamos descobrir, a nossa verdadeira aptidão de nos ajustarmos à mudança!

Para terminar, deixo uma frase, em jeito de resumo,“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.” Immanuel Kant
Uma semana aberta a reformas, mudanças, transformações, adaptações positivas, no sentido de melhorarem as nossas vidas!

MiCéuLogo

Crónica de Mi Céu
Queridas Crónicas