Review: Palomitas – Carla Vieira

Disclaimer: Esta review foi escrita tendo como base produtos que eu adquiri sem qualquer parceria prévia com a loja. É uma opinião honesta sem que me tenham oferecido produtos em troca de uma crítica positiva. Encenei uma entrevista por e-mail com a dona da loja e usei alguns extractos da conversa nesta crítica.

A Inês é uma rapariga como muitas outras. Está a tirar o Mestrado de Ensino Português/Espanhol na FLUP, como muitas outras raparigas. O ano passado acabou a Licenciatura em LLC – Línguas, Literaturas e Culturas – tal como muitas outras raparigas. Aliás, aposto que em algum ponto da minha vida me devo ter cruzado com ela nos corredores desta maravilhosa Faculdade, já que também tirei lá a minha Licenciatura. A Inês tem, no entanto, uma particularidade bastante engraçada que a destaca de muitas raparigas: a Inês é a dona da pequena loja virtual no Facebook com o nome “Palomitas”.

Sim, hoje trago-vos mais uma review, desta vez com uma opinião muito mais positiva do que a última.

Dei-me de caras com esta página como normalmente se faz: um passeio pelo facebook, alguém partilha isto e aquilo, e se a curiosidade for muita, visita-se a página e daí a dar o like é num instantinho. A Palomitas é uma loja de bijuteria, portanto podemos ver brincos, pulseiras, colares e tudo o mais que por aí existe. O método é variado:

Às vezes demoro mais tempo a fazer um único brinquinho pequenino em fimo do que um colar ou uma pulseira mais elaborada. Mas as peças mais simples consigo fazer em dois, três minutos. As mais complicadas podem demorar umas quantas horas.

No entanto, com trabalho e carinho, a Inês consegue dar vida a todos os desejos que se lhe forem apresentados. Não só faz peças adequadas aos gostos da audiência, como também aceita encomendas e encoraja modificações e pedidos personalizados! Diz que aprendeu a fazer as peças “inventando”, que para mim é o melhor método, não fosse eu a pessoa que fez um porta-canetas com três rolos de papel higiénico. Digamos que quando alguém tem a veia artística, ou inventa ou tenta aprender por terceiros mas nunca corre lá muito bem. E as invenções da Inês são muito muito queridas.

Com 9, 10 anos, talvez a melhor memória que tenho, já inventava coisas com missangas de colares ou pulseiras velhas que ia arranjando, e comecei a inventar modos de fazer pulseiras com nomes, isto porque a minha mãe me ofereceu uma que se rompeu e eu tentei reparar. Por volta do meu 5º ano já vendia dessas pulseiras pela escola e ia fazendo uns trocos para gastar em coisas que queria muito, como cd’s e roupa.

Não só se apaixonou pelo mundo da bijuteria super cedo, como também embarcou logo pelo mundo dos negócios. E pelos vistos safou-se bem, pois a sua paixão já tem quase 1700 likes, e a página nem um ano tem. Diz que sabe que não lhe trará fortunas, mas não descarta a hipótese de se dedicar à loja caso não arranje emprego depois de acabar o curso. Com sorte arranjará, mas enquanto isso não acontece, muitas meninas deliciam-se com as maravilhas que ela tem para oferecer.

“Mas e que raio de nome é esse”, perguntam vocês. E eu também perguntei, e a Inês respondeu:

Palomitas quer dizer pipocas em espanhol! (…)É engraçado, soa bem, e se a Parfois é portuguesa (…) e o nome é em francês, pode ser que este até cole.

E colou.

Quanto à minha experiência com os produtos, devo desde já anunciar que é para além de positiva! Já fiz duas encomendas: dois colares, e uma pulseira. A pulseira foi a primeira encomenda, e à parte de ter demorado a chegar (culpa dos CTT), chegou num embrulho super querido e embalada num papelzinho com umas pipocas e o nome da loja. A segunda encomenda já chegou mais depressa e teve direito a um mimo literário nas costas do papelzinho, o que é adorável porque demonstra que está uma rapariga do outro lado que se preocupa com os clientes. E os produtos são bom giros.

Vá, digam lá de vossa justiça: são ou não são fofos?

Os produtos são bem embalados, temos a opção de conferir tamanhos e feitios, os preços são do mais barato que pode haver… E sim, neste caso temos qualidade! As encomendas são feitas por e-mail, e a Inês tem sempre um sorriso virtual estampado nas suas respostas e é simpática até mais não. As respostas também nunca demoram muito a chegar, e tem total confiança nos clientes pelo que já tenho visto.

Havia uma altura em que os brinquinhos chegavam partidos ao destinatário, talvez por causa das viagens atribuladas pelas motas dos CTT. Sabem o que é que ela fez? Comprou caixinhas para embalar os brincos! Digam lá se a menina não é um mimo de pessoa? No momento em que a encomenda é entregue, na verdade a responsabilidade não é dela se chegou bem ou não, mas tomar a iniciativa de fazer tudo por tudo para que todos os clientes estejam satisfeitos é algo admirável.

Se alguém por aí tiver algum interesse, realmente esta loja é algo que recomendo. Por mim, digo: Palomitas? Sim!

Crónica de Carla Vieira
Foco de Lente