Rockin 1000 – Quando os Fãs Conseguem o que Querem

Olá de novo caro/a leitor/a! Esse Verão, como vai? Bom, desta vez venho dar-vos uma crónica de música, mas uma muito especial, sobretudo para mim. Esta semana que passou foi divulgado um vídeo de mil músicos italianos a tocar uma música da minha banda preferida, os Foo Fighters, com o objectivo de fazer a banda de Dave Grohl ir até à cidade italiana de Cesena, onde não tocam desde 1997. Este vídeo tornou-se viral e o objectivo foi conseguido, Dave Grohl confirmou que a banda vai lá passar para dar um concerto e diz ter adorado aquele ‘tributo’!

A ideia surgiu há mais de um ano, em Maio de 2014, quando Fabio Zaffagnini quis fazer algo que fizesse os Foo Fighters ir até à sua cidade, onde não iam há demasiado tempo, na mente dos organizadores, e fãs, locais. Poucos meses depois a ideia começava a ser planeada para ser executada. Estávamos em Setembro de 2014, quando a equipa que era apenas composta por quatro pessoas (Fabio Zaffagnini, Claudia Spadoni, Anita Rivaroli e Martina Pieri) se expande.

Fabio Zaffagnini
Fabio Zaffagnini

As funções necessárias estavam bem identificadas e uma das mais importantes era claro arranjar os músicos, que já era uma grande tarefa. O projecto ficou delineado: era necessário amealhar 40 mil euros e conseguir os mil músicos. No fim de 2014, a ideia e o projecto começavam a ser postas em pratica com o lançamento de um anúncio explicando o objectivo do “Rockin 1000” e anunciando um casting.

Passados mais uns meses o Rockin 1000 estava cada vez mais sólido e provável de acontecer. Em Março de 2015, a equipa anunciava o maestro deste projecto, nada mais, nada menos do que Marco Sabiu, um pianista e compositor que trabalhou com Pavarotti, Kylie Minogue e Take That. Era mais uma peça importante resolvida! Ainda em Março era organizado uma festa/concerto para ajudar a divulgar o projecto e para angariar fundos. No mês seguinte, em Abril, era lançada a campanha de crowdfunding para conseguir realizar a ideia de Fabio Zaffagnini. Exactamente um mês depois (30 de Maio) o objectivo monetário estava conseguido, os 40 mil euros necessários para a concretização do Rockin 1000 tinham sido alcançados.

Festa/Concerto de angariação de fundos
Festa/Concerto de angariação de fundos

O orçamento era limitado, mas o projecto tinha ser feito de forma profissional, contudo os organizadores pediram emprestado tudo aquilo que fosse possível. Apesar de já haver maestro, e o dinheiro necessário, não quer dizer que já estivesse tudo pronto, afinal ainda faltavam alguns músicos e isto foi ainda no mês passado. Aliás, à Alternative Nation, Fabio Zaffagnini referiu que alguns músicos “foram escolhidos até ao dia antes do evento”, o que demonstra bem a dificuldade de arranjar gente com o talento exigido para um evento deste nível.

Maestro Marco Sabiu
Maestro Marco Sabiu

Mesmo na semana do concerto havia ainda algumas coisas a tratar, uns quantos músicos cancelam, a electricidade era incerta. E depois as questões técnicas: Como é que se iria fazer todas as pessoas tocarem em simultâneo? Como é que iria ser feita a filmagem? O que iria sair dali? Pois bem, o Rockin 1000 resultou num espectáculo fabuloso, bastante profissional e com uma qualidade invejável.

Rockin 1000

Como é compressível um trabalho deste nível envolve muita dedicação e muito esforço, mas também se deve ao facto de o organizador ser um grande fã da banda. A questão que se impõe é: quão complicado é fazer algo deste género cá em Portugal? Bom, a verdade é que deve ser bastante complicado e não é só devido ao trabalho que este tipo de eventos envolve, mas também devido à adesão do público.

Que eu conheça, acho que nunca foi experimentado algo deste género cá. Há sempre os apelos às bandas, há sempre aqueles pedidos aos organizadores de festivais, mas nada do género que fizeram os fãs italianos, mas se calhar está na altura de mostrarmos que somos capazes de fazer isto para trazer cá as nossas bandas e artistas favoritos, aliás para trazer cá os Foo Fighters inclusivamente seria uma boa ideia, dado que não visitam o nosso país desde 2011.

Há que fazer algo deste género no nosso país! Muitos dos artistas que passam cá dizem, genuinamente, que somos dos melhores públicos do Mundo e basta ver que realmente estão a falar verdade dado que vêm cá várias vezes. Casos como os Linkin Park, os U2, os Metallica, ou por exemplo o caso recente de Chet Faker que em pouco mais de três semanas tocou três vezes em Lisboa, são exemplos disso mesmo. Porém, há mais uma coisa a ter em atenção: muitas vezes estes artistas limitam-se a tocar em dois locais no país, Lisboa e no Porto, esquecendo outros locais. Às vezes, até os próprios artistas portugueses o fazem. O caso dos mil músicos de Cesena, uma cidade no Norte de Itália é o exemplo da realidade de muitos locais esquecidos pelos artistas.

Algo como este evento do Rockin 1000, caso fosse feito em Portugal, poderia ter um enorme impacto na comunicação social, que costuma dar bastante ‘tempo de antena’ a estas coisas, sobretudo quando a sua origem é no estrangeiro. Curiosamente ou não, muitos dos meus amigos e alguns elementos da minha família viraram-se para mim assim que viram o vídeo deste evento. Ou seja, querem dar-me a mim a responsabilidade de organizar um evento para trazer os Foo Fighters de volta ao nosso país. É uma grande responsabilidade, mas quem sabe…

Por isso caro/a leitor/a, não perca tempo, se a sua banda favorita, ou se o seu artista preferido não vem a Portugal há algum tempo e gostaria que ele passasse por Portugal, não se sinta limitado aos pedidos que referi acima, faça algo em grande, porque nós portugueses somos dos melhores públicos do Mundo e recebemos os artistas, quer sejam nacionais ou internacionais, como ninguém!