Roteiro dos prazeres – Maria João Costa

Depois dos roteiros sobre gastronomia, vinhos, dormidas, passeios e afins, eis que surge o mais importante dos roteiros, o único que promete, sem espaço para reclamações, verdadeiro prazer. Em regime de meia pensão, sem direito a pequeno-almoço, com espaço apenas para duas pessoas, não fosse este o verdadeiro roteiro Low Cost. Contudo, há sempre espaço para mais um, se insistirem muito, e para os menos esquisitos, sandochas e iogurtes não costumam ocupar muito espaço na mala.

(Mãe, pai, não escrevo isto por experiência própria; houve recolha de informação com fontes especializadas no assunto, e mais nada!)

Há quem faça os seus próprios roteiros do prazer, quem já tenha espaços reservados, com direito a vista para o mar ou para as grandes cidades iluminadas à noite, mas isso é para experientes na matéria. Para quem ainda há pouco tempo começou a viver a adrenalina das viagens de carro, ficam aqui pequenas sugestões a norte (lamentamos, mas ainda estamos numa fase inicial, muito há a aprender …)

Para os mais tímidos e reservados, nada como uma voltinha inocente pelo Monte Branco, em Santo Tirso, e aproveitam e provam os magníficos jesuítas; e lá perto, para os lados da Capital do Móvel, há que mostrar o mini Cristo Rei no Pilar, protegido pelo exército e discreto aos olhares alheios de quem por lá passa. Para os românticos incontroláveis, nada como a Serra do Pilar no Porto, com vista para a magnífica cidade Invicta, é de derreter corações.

Para os mais atrevidos, que gostam de arriscar, um pulo ao pólo da Seroa é de coragem. É tudo, menos discreto, e rapidamente se fica sem lugar, ou se chega cedinho, ou então o melhor é fazer marcação. Já para não falar no antigo Cabo do Mundo, no Porto, que depois das obras viu a taxa de natalidade diminuir drasticamente. Perdeu-se um candidato fortíssimo a património mundial em Portugal.

Para despertar o interesse e matar a curiosidade a quem apenas se aventura para outros lados que não o norte, fica uma sugestão prazerosa, para os lados do Seixal com vista para o centro de estágio do Benfica. Há quem vá para lá ver treinos, e há quem prefira treinar.

E mais não dizemos, por agora!