Roubaram-me 9 anos de vida!!! – Laura Paiva

Ontem à noite, enquanto preparava o jantar, a televisão debitava mais do mesmo – crise e austeridade,  austeridade e crise…  Já não me dou ao trabalho de ver o telejornal, basta-me ouvir. Evito assim, imagens que poderiam diminuir o meu apetite ou mesmo provocar indigestão.

Eu dividia a atenção entre uma coisa e outra até que, a determinada altura, fui obrigada a correr para a frente do aparelho – alguém acabara de me roubar 9 anos de vida!

Segundo um estudo efectuado por uma conceituada universidade inglesa, as mulheres que deixam de fumar, até aos 40 anos de idade, ganham 9 anos de vida.
9 anos?!?!? Sinto-me tão enganada, tão revoltada… Então, agora é que divulgam o resultado deste estudo? Não me dizem nada em tempo útil. Eu devia ter tido conhecimento disto há 2 anos atrás – agora já não vou a tempo! Isto não se faz…

Em vez de colocarem aquelas mensagens tipo “fuma, fuma que logo vês o que te acontece…” deviam logo colocar “Se é mulher e fuma, faça-o apenas até aos 40 anos e 364 dias e verá creditada a sua conta pessoal em 9 anos extra!” – isto sim, era alerta preciso e específico!

Mas, mais… esses 9 anos extra teriam de ter uma garantia. Está claro que, nesse período, a mulher não poderia morrer de coisa nenhuma, de modo nenhum ou então o esforço seria inglório e a publicidade considerada enganosa e ardilosa.

Os meus conselhos:
se não é fumadora – não comece a fumar!
se é fumadora e tem menos de 40 anos –  deixe de fumar aos 39 anos e 364 dias, peça a garantia desses 9 anos extra e agradeça todos os dias por não ser homem!
se é fumadora e tem 40 anos ou mais – deixe de fumar de qualquer forma! (é tão giro e fácil dizer isto aos outros)


Crónica de Laura Paiva
O mundo por estes olhos