Sapiossexual – quem?

Estamos num tempo em que se usa rótulos para tudo e para nada…são os heterossexuais, homossexuais, bissexuais, metrossexuais, pansexuais, lumbersexuais e outros que tais. E porque já eram poucas pois que vem mais uma “tendência”: sapiossexualidade.

Os sapiossexuais são atraídos sexualmente pela inteligência dos outros. Nada de ter em conta o aspecto fisico. portanto aquilo de olharmos para alguém que nos atrai e ‘bora lá ter um caso de uma noite está ultrapassado. Agora é necessário ter pelo menos dois dedos de conversa para saber se a coisa se dá ou não.. se souber falar e manter uma conversa minimamente interessante a coisa ainda se dá, agora se não conseguir, por muito jeitoso que seja, venha o próximo. Sim, porque há muitas boas pessoas por aí que até são agradáveis (e bem agradáveis) à vista só que depois abrem a boca e coitadinhos…mais valiam estar calados.

A inteligência pode ser um grande turn on verdade seja dita, mas será mesmo que conseguem “utilizá-la” apenas como único factor para escolher um/a parceiro/a? Importante referir que não há género pelo qual a pessoa se atrai, homem ou mulher, novo ou velho, tanto faz desde que seja inteligente. E o que é a inteligência para os outros? Que coisa é essa que atrai alguém? Algo subjectivo claro, varia de pessoa para pessoa…quem pode ser inteligente para mim poderá não ser para os outros (mas vamos lá ver a parte boa, pelo menos não tenho mais ninguém com quem “disputar” a atenção da pessoa inteligente!).

É estranho, fazer da inteligência o único factor de atracção. Há quem diga que poderá não ser o único, mas sim o mais importante. Os sapiossexuais podem valorizar o aspecto físico ou outras características porém a inteligência prevalece sempre. Para mim, se não é o único não podem dizer que é o mais importante. A atracção poderá ser por um conjunto de características, conseguirão eles apenas ligar à inteligência?

Passando a exemplos práticos…os sapiossexuais são atraídos sexualmente pela inteligência da outra pessoa, como já disse. E ao contrário dos “tradicionais” preliminares, têm conversas filosóficas, psicológicas e até políticas. (É imaginar Mark Zuckerberg deitado na cama com a esposa a ter uma ideia brilhante e a dita esposa a ficar toda maluca!!)

No entanto existem outras  características que poderão identificar esta chamemos orientação.

  • Se a pessoa escrever e falar correctamente poderá ser um bom partido para um sapiossexual. O facto de escrever e falar bem faz com que o outro se sinta atraído sexualmente por ele. Pergunto apenas se a pessoa não tiver aderido ao novo acordo ortográfico, como deveria, e escrever assim com erros é considerado um bom ou mau uso da linguagem para um sapiossexual?
  • O facto de a pessoa ter muitos livros poderá ser mais atrativo do que outros aspectos da mesma. Terá (ou deverá ter caso os livros sejam mesma da pessoa e os tenha lido) uma bagagem cultural bastante interessante que agradará a um sapiossexual.
  • Um sapiossexual poderá não escolher para um encontro os lugares mais clichés, o típico cinema, jantar, etc… ele poderá escolher encontros mais “culturais” – bibliotecas, museus, exposições, algo mais interessante do ponto de vista cultural. E caso os dois gostem presumo que seja um encontro bem interessante.
  • O interesse sexual não será apenas por o outro ser culto e dominar diferentes assuntos, esta poderá ser “ajudada” pela inteligência emocional. O sapiossexual é atraído pela capacidade do outro ler os seus sentimentos de forma adequada, quase sem precisar de falar.

São estas algumas das “características” de um sapiossexual…

Pessoalmente não considero a sapiossexualmente uma orientação sexual. Poderá ser uma preferência, assim como há pessoas que se sentem mais atraídas por homens morenos e altos ou mulheres loiras, agora uma orientação sexual não. Se podemos ver isto também como uma moda não direi, a inteligência será, em muitos casos, um motivo de atracção. Será apenas mais uma palavra a reter…sapiossexual, aquele que é atraído sexualmente pela inteligência, visão do mundo, bagagem de conhecimento e cultural.