Se eu soubesse o que sei hoje – Miguel Bessa Soares

Quantas vezes repetimos “Se eu soubesse o que sei hoje”, e se soubéssemos? Como seria, o que mudávamos? Eu cresci no boom da civilização, anos 80 e 90, anos de evolução, prosperidade, a tecnologia era o novo ouro, e havia poucos garimpeiros. Esta semana decidi enviar uma carta (ainda não havia mail) ao meu eu com 12 anos. Quanto mais não seja resulta numa crónica autobiográfica.

Olá Miguelito,

Espero que esta te encontre de boa saúde, aliás tenho a certeza que te encontra…
Quem te escreve sou eu, ou melhor tu, agora com 34 anos. Deixa-me já dizer-te que não és nenhum guitarrista famoso, líder de uma qualquer banda de rock portuguesa que vai revolucionar o panorama da música internacional. Mas em abono da verdade essas letras que andas a escrever: “Triste e sozinho ao luar”; “Estrada negra”; “Caveiras no chão”, são já um presságio que isso não vai correr nada bem.

Se não me engano estás em 1992. Estás todo contente o teu Boavista ganhou a Taça de Portugal ao Porto. Deixa-me dizer-te que o Boavista ainda te vai dar uma grande alegria, aquela mesma que desejas, mas depois quase vai cair no esquecimento…

Nesta altura deves perguntar a ti próprio se eu não devia dizer-te os números do totoloto. Eu podia, mas isso agora em 2013 é uma miragem, nós usamos Euromilhões. Sim leste bem! 2013, o mundo não acabou no ano 2000, mas depois do ano 2000 uns tais de Maias vão tentar vender-te o fim do mundo para 2012, também falham miseravelmente.
Não te dou os números do totoloto, mas vou dizer-te que as coisas seguindo o curso normal vais ganhar 500 contos com um 5 no totoloto em 1996. Epá, faz-me um favor, não vás derreter o dinheiro todo para Espanha, ganha juízo.  Em 1996 uns tais de Larry Page e Sergay Brin, vão criar uma empresa na Califórnia, dá-lhes o dinheiro e fica sócio deles, não embirres com o nome Google, aquilo vai dar dinheiro.
Se quiseres enveredar pelo mundo do futebol, em 1996 vai ao Nacional da Madeira e compra o passe de um puto – Cristiano Ronaldo, 500 contos devem chegar, olha que ele vai valer mais do que o tal Euromilhões.

 Olha sabes quem é o nosso presidente da República? O Cavaco, é verdade, o teu primeiro ministro. Pois, tu agora vives num mundo de sonho, com subsídios para tudo economia em crescimento – Agarra o que puderes. Nos dias de hoje andamos a pagar isso tudo, com uma força quem nem imaginas. É verdade 1992 foi o ano em que te juntaste à JSD  sabes o Pedro Passos Coelho que está a mandar naquilo? Ele é agora o primeiro ministro… É não te enganaste sai de lá assim que possas.

Crónica de Miguel Bessa Soares
Geração 80