Últimas Crónicas

Seis Mapas, e Gráficos, Sobre as Línguas do Mundo

loading...

Arrisco dizer que aquilo que mais nos define enquanto portugueses é a língua que falamos. Língua essa que, graças à coragem e à visão dos nossos antepassados, é falada não só por dez milhões de pessoas mas por muitas mais espalhadas pelo globo. E, por acaso, já parou para pensar no poder e na influência que tem a Língua Portuguesa no contexto mundial? Se não o fez digo-lhe que este artigo o vai surpreender! Claro que muitas outras línguas estão à frente da nossa, contudo o lugar que ocupamos é digno de respeito! No “Desnecessariamente Complicado” desta semana aproveito uma notícia do aclamado “The Washington Post” para vos trazer sete mapas e gráficos sobre as línguas do mundo!

Antes de irmos aos gráficos/mapas é necessário reforçar o que foi dito anteriormente. A notícia original é do “The Washington Post” sendo os gráficos e os mapas também da sua autoria. O objectivo não é usurpar dados e informações, mas sim divulgar as suas conclusões.

1 – Alguns Continentes Têm Mais Línguas Do Que Outros

1
Como devem imaginar nem todos os países têm mais do que uma língua oficial. Ou seja, alguns países são mais diversos do que outros. O que vai original, inevitavelmente, continentes com muitas línguas e outros com muito poucas. Como podem observar no gráfico presente acima a Ásia leva uma curta vantagem sobre África com 2301 línguas. Sim, leu bem: 2301 línguas. É, sem dúvida alguma, um número impressionante. Principalmente porque o segundo posto pertence a África (a aposta de muito boa gente antes de olhar para o gráfico, aposto eu) com 2138 línguas oficiais. A nossa Europa arrecada o último lugar com “apenas” 286 línguas, algo que era fácil de prever diria eu.

2 – Estas São As Línguas Mais faladas em Todo O Mundo

2

O Planeta Terra tem mais sete mil milhões de pessoas, mas para o bem ou para o mal, não sei, nem todas falam as mesmas línguas. Contudo, dois terços falam uma das seguintes línguas: Chinês (com 1,39 milhões de falantes e sendo que aqui estão incluídos todos os diferentes dialectos), Hindi-Urdu (588 milhões), Inglês (527 milhões), Árabe (467 milhões), Espanhol (389 milhões), Bengali (250 milhões), Português (193 milhões), Italiano (67 milhões), Alemão (132 milhões), Japonês (123 milhões), Francês (118 milhões) e Russo (254 milhões).

Não deixa de ser surpreendente que a nossa língua consiga superar o Italiano, o Francês, o Japonês e o Alemão, ocupando assim um honroso sétimo lugar. O que não é novidade para ninguém é a liderança da China e com uma vantagem gigantesca para todos os outros. Os dados presentes no gráfico pertencem a um estudo realizado pela Universidade de Dusseldorf ao longo de 15 anos!

3 – A diversidade Linguística De Todos os Países do Mundo

3

Portugal é um país relativamente pacífico a todos os níveis, é um facto. Mas muitos outros países não podem afirmar o mesmo. No caso da língua nativa é impossível encontrarmos outra pessoa nascida em Portugal que fale uma língua diferente da nossa a ponto de não a percebermos. Quanto muito essa pessoa é Madeirense ou Açoreana e o seu sotaque dificulta a correcta percepção das palavras e expressões. Mas com algum esforço todos nos entendemos. Mas noutros países a situação é completamente oposta. É isso que nos mostra o gráfico acima.

Antes do gráfico podem ler (ainda que em Inglês) o critério que foi utilizado na construção do gráfico: basicamente é a probabilidade de duas pessoas escolhidas ao acaso se encontrarem na rua e ambas falarem, ou não, a mesma língua. De zero a cem porcento o recorde vai para a Papua Nova Guiné, país onde existe uma probabilidade de 98.8% de os tais dois indivíduos falarem línguas diferentes!

4 – Quantidade de Países Onde as Línguas São Faladas

4

Neste caso em particular a liderança é clara e impossível de não adivinhar: a língua Inglesa é falada em 101 países. Sim: 101 países! Ou seja, interessa tanto termos a noção que existem mais pessoas a falar Chinês do que Inglês como saber que existem muitos mais países onde uma das línguas oficiais é o Inglês do que o Chinês.

O segundo lugar pertence ao Árabe (com 60 países) e o terceiro ao Francês (com 51 países). Em décimo lugar surge a nossa língua portuguesa (com 12 países). Estes números não nos surpreendem a nós, portugueses, mas certamente que deixaram muitos cidadãos estrangeiros de queixo caído e a perguntar: “Mas que países são estes onde se fala Português?”.

5 – Línguas em Risco de Desaparecer

6

A partir do momento em que percebemos que umas línguas são mais faladas do que outras temos que partir do princípio que as menos faladas podem vir a estar em risco. Ou seja, podem acabar por desaparecer daqui a uns anos ou décadas. E é precisamente esse o foco do gráfico presente acima.

Este foi, muito possivelmente, o gráfico que mais me surpreendeu. Não esperava, por exemplo, que o foco mais preocupante a nível mundial fosse a Austrália. Outros continentes em grande risco são a América do Sul e a América do Norte, algo que não deixa de ser algo surpreendente também.

6 – Quantas Pessoas Aprendem Uma Língua Estrangeira

7E por último, mas não menos importante, mais um gráfico onde a língua Inglesa domina por completo. Aqui nem sequer existe espaço para dúvidas: com 1,5 mil milhões de pessoas a aprenderem a sua língua tem vantagem sobre qualquer outra língua (e até mesmo sobre as restantes em conjunto).

Este é um dos poucos gráficos onde o Português não é referido (algo que até se compreende, embora exista um grande interesse na nossa língua…devido ao cada vez maior peso do Brasil no contexto mundial). Registo ainda para o facto de o Japonês ter actualmente 3 milhões de possíveis falantes no futuro, algo que não deixa de ser uma boa notícia para a sua língua e cultura (principalmente se tivermos em conta o envelhecimento da sua população).

E estes foram os seis mapas e gráficos sobre as diferentes línguas do mundo. Espero que tenham aprendido algo e que partilhem este conhecimento com os vossos familiares e amigos. Ou então com desconhecidos (se bem que isso será mais estranho, digo eu, não sei). A não ser que o façam em elevadores ou outros locais onde é esperado que alguém meta conversa mas ninguém tem um tema decente (sem ser o tempo ou os malandros do Governo, claro).

Boa semana.
Boas leituras.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Crónicas Mais Lidas

loading...
To Top