Sentimentos em cativeiro – Laura Paiva

A Discovery News publicou o resultado de um estudo que dá conta que o cão é o animal que mostra mais empatia pelos sentimentos humanos. Mais do que os próprios humanos!

Neste estudo, os cães eram colocados em contacto com pessoas conhecidas ou estranhas que simulavam um estado de aflição. A reacção dos animais foi tentar confortar as pessoas, actuando de forma submissa, demostrando assim o reconhecimento dos nossos sentimentos.
Gostava imenso de dizer que o contrário também é um dado adquirido… mas não posso! Continuamos a assistir (impavidamente) à crueldade e ao abandono dos nossos animais.
Já não é só a época de férias a servir de mote – agora também a crise económica justifica tal barbárie. São imensas as associações que tentam ajudar e que acabam por precisar, também elas, de ajuda.

Acompanho, há relativamente pouco tempo, a Associação de Protecção Animal Cão Viver e os casos com que se defrontam diariamente. Esta associação promove a sua adopção para evitar que sejam abatidos! Um trabalho glorioso pois, há cerca de um ano, que nenhum animal é abatido no canil municipal!

http://www.facebook.com/associacaocaoviver
http://associacaocaoviver.org

É dar uma vista de olhos para notar a crueldade e a tristeza reflectida nos olhos dos animais em cativeiro e constatar a retribuição que tiveram por serem os nossos melhores amigos…
Os animais doentes, feridos, velhos ou crias são frequentemente abandonados à porta do canil por gente sem sentimentos, sem coração, por gente a quem nem devia ser permitido ter animais de pelúcia!

Estamos longe de ser civilizados no que toca a este assunto mas talvez, um dia, cheguemos lá…

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados” – Mahatma Gandhi


Crónica de Laura Paiva
O mundo por estes olhos