Últimas Crónicas

Stress: 8 dicas para o eliminar

loading...

O stress afecta cada vez mais os indivíduos em idade activa, este surge devido ao desequilibro entre as tarefas a realizar e a capacidade do mesmo para as realizar, acabando assim, por afectar a saúde física dos indivíduos nos casos mais graves.  O stress pode surgir nas mais diversas situações relacionadas com a vida pessoal de cada um, no trabalho, em casa, no relacionamento conjugal e cada um reagirá de forma diferente ao nível de pressão imposto por cada uma destas situações. No entanto, com estas 8 dicas para eliminar o stress poderei ajudá-lo. Agora coloco-lhe a questão: “Seria possível viver sem stress?”

O stress é uma resposta natural aos desafios constantes que nos são colocados ao dispor na nossa vida, seria possível vivermos sem desafios? Uma vida sem desafios seria um tédio, digo eu. Já se imaginou acordar e não ter nenhum objectivo para o seu dia? Bem, verdade seja dita que nas férias isso é fantástico, acordar e simplesmente fazer o que nos dá na cabeça, no entanto fazer isso continuamente passa a ser uma rotina e torna-se também um stress.

Podemos sem dúvida diminuir drasticamente estes níveis de stress, basta realizarmos alguns gestos simples:

1 – Contemplar – entenda-se por contemplar a arte de observar ao pormenor cada momento da sua vida e alegrar-se com isso, ora experimente fazer o exercício que lhe proponho:

“Acorda. Levanta-te e olha em teu redor, o que viste? Alguém que ainda dorme ao teu lado? Já lhe disseste bom dia? E um beijo deste? Partilhaste o teu carinho, o teu amor, a tua paz. Dormes sozinho? Já olhaste o dia lá fora? Abre a janela. Sentiste? Era o vento, o sol, a natureza que te abraçou! Ouviste o som? Eram os pássaros a fazer os seus ninhos! Partilhaste a paz com a natureza. Já olhaste para ti? Bem que olheiras! Dormiste mal? Sonhaste?Partilhaste as tuas vivências com a tua mente. Embeleza o teu corpo porque ele é o templo da tua alma. Já contemplaste a tua vida? Tens filhos? Olha como são felizes. Partilha essas sensações. Não tenhas pressa, senta-te e toma o pequeno almoço com eles. Abre a porta? Sentiste? Hummmmm! Que bom! Cheira a café e torradas. Partilhaste o cheiro. Como está o dia hoje? Está sol e calor. Entra no carro, segue o teu rumo mas observa a paisagem, viste aquele girassol? Aprende com ele e contempla o sol. Despediste-te dos teus filhos com um beijo e um abraço, antes de os deixares na escola? Disseste-lhe que os amas? Não te esqueças de dizer que não demoras e vais voltar cedo para os levares ao parque no final do dia. Não tens filhos? Seguiste para o trabalho, antes de entrares pára uns segundos e observa, viste como iam felizes? Contempla as tarefas que tens de desempenhar e fá-las com prazer. Terminaste o dia de trabalho? Não comeces a pensar no que ainda te espera… Calma. Vais para casa, vais buscar os teus  filhos, vais passar pelo parque, o que quer que seja faz com prazer e apenas uma tarefa de cada vez.”

2 – Saber identificar as fontes de stress – muitas são as vezes em que já acorda em stress apenas porque não sabe identificar as suas causas. Após um dia carregado de stress deve identificar quais foram as tarefas que mais contribuíram para a raiz do problema e tentar atenuar as mesmas. Na maioria das vezes basta o gesto simples de se levantar 10 minutos mais cedo. Já reparou que a principal causa do seu stress é levantar-se em cima da hora? A partir do momento em que já acorda em stress dificilmente vai consegui atenuá-lo ao longo do dia, pois vai ter de realizar todas as suas tarefas matinais umas em cima das outras sem grande espaço para respirar. Vai chegar atrasado ao trabalho e em stress porque chegou atrasado, como se não bastasse estavam à sua espera. Evite essas situações!

3 – Organize o seu espaço – saber organizar o seu espaço, quer seja em casa ou no trabalho é sem dúvida muito importante para atenuar o stress. Ora pense, está num local completamente caótico, na maioria das vezes sem saber das suas coisas, consegue abstrair-se ou vai ficar em stress só de saber que não está a conseguir organizar-se? Provavelmente irá ficar em stress, então antes de iniciar qualquer tarefa limpe e organize o seu espaço.

4 – Faça exercício físico ou uma actividade que goste – todos nós sabemos que trabalhar para a maioria dos comuns mortais é necessário e por vezes passam-se demasiadas horas a trabalhar por obrigação, causando demasiado stress na sua vida, então quebre essa rotina. Faça exercício físico, não só faz bem à sua saúde como à sua mente. Eu arrisco a dizer que aquilo que fazemos com prazer serve de âncora nas nossas vidas e leva-nos a viajar noutras dimensões.

5 – Crie uma lista de actividades – pode parecer demasiado metódico mas a verdade é que se criar uma lista organizada das suas actividades e as for eliminando ao longo do dia verifica que não dispensou tanto tempo a pensar no que ainda tem para fazer e deste modo evita o stress.

6 – Não seja controlador – a verdade é que tenta sempre controlar tudo o que o rodeia e isso gera stress, pois não vai nunca conseguir que alguém veja com os seu olhos e aja com o seu corpo, portanto não se desgaste com pormenores sem importância e viva a sua vida sem controlar a dos outros pois vai ver que diminui o seu nível de stress.

7 – Elimine da sua vida aquilo que o desgasta e não produz os frutos que deseja – a verdade é que ao desempenhar tarefas das quais não vê qualquer resultado positivo acaba por se desgastar psicologicamente e leva-o a diminuir a sua auto-estima, causando-lhe stress. Livre-se delas!

8 – Por fim, já dizia a minha avó: “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” – quando deixa demasiadas tarefas acumuladas começa a ficar em stress porque perde o controlo sobre as mesmas e já não sabe se vai ter tempo para realizar todas, por isso siga à risca este ditado popular.

Espero tê-lo ajudado e pela sua saúde contemple mais a vida e viva menos em stress.

Continuação de boa semana e até à próxima quarta-feira.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Crónicas Mais Lidas

loading...
To Top