A tentar bater o record – João Cerveira

Este Governo vai ficar na história não só pela destruição económica e social que provocou – indo além de uma Troika que já admitiu ter errado – mas também pelo executivo que mais quis legislar contra a Lei Fundamental do país, a Constituição.

Não fosse a Constituição e o Tribunal Constitucional a garantir o cumprimento da mesma – algo que é tarefa de todos os agentes do Estado, em especial do Presidente da República como principal figura do Estado mas que Cavaco Silva, claramente, esqueceu em muitas circunstâncias – estaríamos agora bastante pior. Basta pensar que o Instituto Nacional de Estatística indicou como principal motor do ligeiro crescimento da economia o consumo interno (ou seja, o que todos nós compramos cá dentro), algo que as medidas deste Governo querem “matar” pois continuam a fazer cortes e a aumentar impostos. Se o Estado absorve os rendimentos das famílias, não sobra quase dinheiro para compras. E famílias sem dinheiro não têm como gastar na nossa (ou noutra) economia. Acho que qualquer pessoa pode concordar com isto.

Já vimos Presidentes dissolverem Assembleias por menos. Já vimos Presidentes repreenderem Governos. E este faz o quê? Silêncio. O Governo desrespeita constantemente a Lei Fundamental do país. O que faz o Presidente? Nada.
Para finalizar, posso concluir que os portugueses são, para além de povo de brandos costumes, povo masoquista. Depois de 10 anos de Cavaco Primeiro Ministro, votaram nele 2 vezes para mais 10 anos de Cavaco Presidente. Os amigos – como aqueles que criaram o BPN – agradecem.

 

 

Crónica de João Cerveira

Diz que…