Vamos gostar das segundas – Maria João Costa

Pois, é a primeira segunda-feira do ano, para muitos o primeiro de muitos dias de trabalho em 2014 (assim se espera), e o ódio de estimação que todos temos por este dia não mudou; há coisas que não mudam, mesmo quando se muda de ano e se mudam os cortinados da sala. Segunda, desculpa, mas não consigo gostar de ti, mas lembra-me de juntar isso aos meus desejos do próximo ano, «Apaixonar-me pela segunda-feira».

É isso, já encontrei tema para a primeira crónica do ano, a segunda-feira, (o primeiro parágrafo foi escrito a pensar no que podia dar, andei a viajar na maionese, e fui aterrar na segunda). Segunda-feira é o dia em que tudo acontece, o dia em que começamos de novo, e o dia em que eu deito cá para fora o que me vai na alma e não só. Segunda-feira, é a ti que te dedico estas linhas.

Antes de mais acho que devias de mudar de novo, e podias aproveitar que estamos no início do ano para o fazer, podias ter um nome mais otimista, mais luminoso, que nos cativasse a recomeçar com um sorriso, podias-te chamar Saldos-feira, saímos da cama muito mais incentivados, principalmente as mulheres. Mas é só uma sugestão, pensa nisso.

Como já o disse anteriormente, a segunda faz-nos pensar que «desta vez vai correr melhor», é o começar de novo, como se houvesse passagem de ano todas as semanas, e nós esquecemo-nos de fazer disso um ponto a favor das segundas, só nos lamentamos delas, quando devíamos de lhes dar graças. Acho que já gosto de ti, segunda-feira.

Devíamos de olhar para este dia com mais esperança, com vontade de fazer melhor do que na sexta-feira passada, devíamos de olhar para ele como um dia de energias renovadas, o dia de ir ao ginásio, o dia de sair de casa mais cedo, o dia de adormecer com o sentimento de missão cumprida. Vamos gostar das segundas, vamos desejar gostar delas este ano? Vamos mudar esse ódio de estimação, e já agora, os cortinados da sala!

Crónica de Maria João Costa
Oh não, já é segunda feira outra vez!