Vamos relembrar? – João Cerveira

Hoje proponho-vos uma novidade nesta minha participação semanal. Vamos relembrar alguns momentos da nossa história e compará-los com o presente.

– Nos anos 60, inícios de 70 os jornalistas só acompanhavam os governantes se convidados e, ainda assim, o que escreviam não era publicado sem ser visto pela censura. Hoje em dia, seguranças dos governantes fecham as portas aos jornalistas.

– Nos anos 90, a população pedia na rua melhores condições de vida e de trabalho, com especial destaque para os policias, que reivindicavam a possibilidade de poderem ter associações sindicais. Cavaco, então Primeiro-Ministro, dizia que não entendia as manifestações e que as mesmas eram organizadas pelo Partido Comunista e extrema esquerda. Hoje, Presidente, diz que o que ganha das várias pensões juntas não chega para pagar as despesas.

– Em 2010, o Secretário Geral do PSD, Miguel Relvas, era um dos membros da oposição que mais criticava a credibilidade de José Sócrates e da sua licenciatura. Hoje sabe-se que ele tirou a licenciatura fazendo só 4 cadeiras. O seu colega de Governo Nuno Crato disse que, no final do verão já teríamos resultados da auditoria à licenciatura de Relvas (entre outras, na Lusófona). Estamos há uns dias no Outono e ainda nada sabemos.

– Em 2011, todos os partidos da oposição disseram que já bastava de austeridade, de aumento de impostos, que os portugueses não aguentavam mais. E que não existia crise alguma, que era incompetência do Governo de então. E, por isso, chumbaram o PEC IV. Hoje dois desses que chumbaram o PEC IV governam o país. E não há austeridade extrema nem aumento de impostos, pois não?

 

Crónica de João Cerveira
Diz que…