A verdade por detrás da ausência do pai do Andy em “Toy Story”

Quem é fanático pela saga “Toy Story” ponha o dedo no ar! Ena pá, tantos! Eu sabia que vocês não me iam desiludir! Sim, esta semana o “Desnecessariamente Complicado” volta a abordar um tema que tem tanto de bizarro como de fulcral para as nossas vidas. Principalmente para todos aqueles que gostam de filmes de animação e da trilogia (que em 2017 irá receber mais um filme) de Andy, Woody, Buzz e tantos outros brinquedos que conquistaram os nossos corações. Ora por entre todos os que vêm filmes existem três tipos que se destacam: aqueles que ainda não saíram da sala de cinema e já esqueceram de metade do que viram; os que recordarão para sempre trechos das músicas, e dos diálogos, mas nada na totalidade; e, por fim, os que não só se lembram de tudo como vão ficar a pensar em cada detalhe durante anos! E sabem quem é que pertence a este último grupo? O Jon Negroni. Ele elaborou toda uma teoria sobre essa personagem, inexistente, na saga mais famosa da Pixar, e é exactamente isso que vos trago esta semana. Aqui está ela: traduzida e pronta para deliciar até o mais discreto dos fãs de filmes de animação!

O quê? Nunca tinham reparado que o pai do Andy não é sequer mencionado em nenhum dos três filmes do “Toy Story”? Pois então preparem-se para a fantástica teoria, totalmente da responsabilidade, de Jon Negroni.

Na verdade, esta é uma das poucas teorias relativas ao “Toy Story” que posso dizer com total confiança que é intencional e não fruto de um acaso. A teoria original foi publicada pela primeira vez por Jess Nevins, (um escritor incrivelmente talentoso que publicou sua opinião sobre o “Sr. Davis” em 2010). Eu vou usar a sua teoria como base e, a partir daí, construir a minha própria versão.

Nevins alegou, na sua teoria, que os pais de Andy estão a passar por um divórcio durante os acontecimentos do primeiro filme da saga “Toy Story”. Agora, o mais provável é muitos de vocês já terem deduzido que esta notícia aí vinha (e, feitas as contas, é bastante óbvio). Mas é importante ressaltar que este não foi um divórcio amigável. O pai de Andy deixou a família, e existem diversas evidências para confirmar isso mesmo!

Devem ter em mente que o pai de Andy nunca é visto (ou sequer mencionado) ao longo dos três filmes do “Toy Story”. Quase que poderíamos assumir que a pessoa em questão nem sequer existe. Mas a realidade é que ele existe, e todos os sinais apontam para que ele tenha abandonado a esposa e os filhos.

As pistas mais óbvias

Ele pode ter deixado a sua família imediatamente antes do primeiro “Toy Story” se ter iniciado ou meses antes, mas uma coisa é certa: o pai de Andy não morreu! Se ele tivesse morrido, porque é que não existem fotos dele na parede da casa Davis?

Toy Story

Claro que podem argumentar que ele morreu há muito tempo, e que a família já se “esqueceu” dele. Mas indo por essa lógica, como é que explicam o facto de a Molly (irmã mais nova de Andy) ser um bebé? Ele tinha que ter falecido muito recentemente, para que a sua existência fosse sequer possível.

Faz muito mais sentido supor que as suas fotos foram simplesmente retiradas das paredes (e todos sabemos que seria necessário algo desprezível da sua parte para que isso acontecesse).

Para reforçar este ponto é possível ver a mãe de Andy sem anel de casamento (isto na festa de aniversário de Andy no primeiro dos três filmes). Se o Sr. Davis tivesse morrido recentemente, ela muito provavelmente ainda o teria na sua mão.

176632

Agora, se vocês realmente quiserem, podem contrariar tudo isto com mil e uma outras teorias, nomeadamente dizendo que a Molly foi concebida por outro homem e que poderia ser essa a razão para os pais se estarem a divorciar. Mas se fosse esse o caso não acham que os criadores de “Toy Story” deixariam tudo bem claro? Neste caso específico, a explicação mais simples é a mais provável.

E depois é importante não esquecer que a família se encontra em mudanças para uma casa visivelmente mais pequena (o que significa que a mãe de Andy está com graves problemas financeiros). E se o Sr. Davis estivesse a pagar a pensão de alimentos certamente que não seriam necessários tantos sacrifícios.

Competição Infantil

A teoria do “pai caloteiro” também explica a razão para que Andy esteja tão profundamente conectado com seus brinquedos, especialmente as figuras masculinas representadas por Woody e Buzz (que são os dois modelos autoritários, um como “Xerife”, e o outro como “Ranger do Espaço”).

Toy Story

O que parece ser uma rivalidade mesquinha entre os dois brinquedos que disputam o afecto de Andy é, na realidade, uma alegoria para o que Andy está a passar. No final do filme, a sua reconciliação, e eventual amizade, é um símbolo para o facto de Andy se ter convencido que apenas terá a sua mãe por perto. No fundo Woody representa o seu “passado” enquanto que Buzz representa o seu futuro.

E pronto, esta é a explicação para a ausência da figura paternal na vida de Andy. Resumindo: O pai de Andy provavelmente abandonou a família, o que levou a sua mãe a tomar a decisão de se mudar para uma casa menor (para economizar dinheiro e seguir em frente com a sua vida). Ela eliminou todas as fotos que tem dele, assim como o anel de casamento, enquanto que o pai nunca é visto ou sequer mencionado (nem mesmo nas fotos da graduação de Andy).

E esta foi a teoria de Jon Negroni! Para os mais distraídos convém não esquecer que foi recentemente anunciado mais um filme da saga Toy Story para 2017. Ou seja: vamos todos desesperar dado que ainda falta muito tempo! Será que é no quarto capítulo desta história que teremos notícias do pai do Andy? Talvez sim. Talvez não. Teremos de esperar para saber.

Boa semana.
Boas leituras.