Vidas em miniatura – Fátima Ramos

Conheci a Miniaturista Anabela Castelão na Fiartil, Estoril.Não posso deixar de partilhar um blog que retrata com uma beleza extraordinária, miniaturas.
Professora e explicadora de português, francês e inglês, assume-se viciada em Miniaturas.
Não deixem de visitar o blog, pois vale a pena ver tanta beleza em peças tão pequenas, construidas à escala 1/12.
Casas de bonecas com decorações incríveis.
*A primeira casa de bonecas de que se tem notícias é datada de 1558, quando o Duque da Baviera, Albrecht V, mandou construir uma casa em miniatura para presentear sua filha. Porém devido à riqueza do detalhe e realismo da obra, o próprio Duque acabou por incluir a casa na sua colecção de obras de arte. Esta casa foi destruída por um grande incêndio no ano de 1674 no palácio do Duque.
A casa de bonecas mais famosa do mundo é a Queen Mary’s; esta casa foi projectada por Sir Edwin Lutyens, em 1924, e o seu paisagismo feito por Gertrude Jekyll. A casa foi construída na escala 1:12, é completa tendo a funcionar a parte hidráulica e eléctrica, bem como dois elevadores. Esta casa continua intacta e pode ser vista no castelo de Windsor na Inglaterra.* (fonte wikipedia) E, para os apaixonados por esta arte, aqui vai este link que vos leva a um site muito interessante http://www.dominios.net/miniaturas/.
O livro “A Arte das Miniaturas, teoria e prática na escala 1:12” mostra como técnicas fáceis, associadas a materiais acessíveis podem criar miniambientes que encantam o olhar do abservador. Um destaque especial é dado à marcenaria fina, onde a construção de móveis é apresentada como um trabalho fácil, delicado e precioso de (Regina Passy-Yip).
Encontramo-nos para a semana.Espero poder trazer outros casos com igual, mais ou menos sucesso. O que importa é ler e ouvir “A Voz do Artesão”.


Crónica de Fátima Ramos
A voz do Artesão