Viva o Santo António, viva o São João.Viva o São Pedro e viva também o Verão !! – Gil Oliveira

Obaaa, palmas para o Verão! A época do sol, do calor, da praia, dos caracóis, e das roupas mais destapadas… Ai, como eu gosto do Verão! Quer dizer… Eu estou para aqui a enaltecer o Verão e, na volta, quando este texto for publicado já está uma ventania do catano. Ou pior, está a chover e estão uns 20 graus lá fora! É porque verdade seja dita, ultimamente o São Pedro anda um belo de um patife, e já começa a dar má fama ao Verão!

E por falar em São Pedro… Será que algum dos meus caros leitores – isto partindo do princípio de que alguém perde tempo para vir aqui ler isto – me pode explicar algumas coisinhas sobre este “Santo”? Todos nós sabemos que ele foi um homem importante, o discípulo nº1 de Jesus Cristo e que por isso ele lhe entregou as chaves do céu – tal como um político entrega a chave da cidade a uma personagem importante – e daí dizer-se que é ele que comanda o estado do tempo.

(Ai não sabia? Como é isto possível? Em que mundo é que vive? Que falta de conhecimentos sobre o passado que o leitor tem. Sinceramente… Eu só o perdoo porque eu próprio só descobri tais coisas esta semana…) Mas agora que já sabe, veja lá se me consegue explicar, porque raio é que ninguém sabe quase nada sobre a vida deste Santo?

Por exemplo, sabia que o seu nome era Simão e não Pedro? E sabia que ele era irmão de um outro Apóstolo de Cristo, o André?! Ou que – segundo a Wikipédia – ele era casado e pai de, pelo menos, um filho?! Ah pois é… Não sabia destas coisas, não é? O tipo bem que podia ser um ‘ganda maluco’ que ninguém se importou. Jesus deu-lhe as chaves do Céu e depois disse-lhe: “Agora desenrasca-te!”. Até vos digo mais! Olhando para o clima que se tem feito sentir ultimamente, eu sou gajo para afirmar a pés juntos que o S. Pedro é bipolar! Ele sofre de algum tipo de desvio de personalidade que faz com que mande 3 dias de chuva, depois 2 dias de vento, seguido de 1 dia de sol e logo de seguida vento outra vez! Mas a culpa não é dele, coitado. A culpa de ele ser assim é dos católicos que tem problemas com os nomes…

 Mas será que ninguém pode ter o nome que quer, ou usar o que lhe deram quando nasceu? Primeiro foi Deus que se virou para Maria e disse: “Ah e tal vais ter um filho, o puto é meu mas para não parecer mal junto dos vizinhos, eu arranjo um pai para a criança! Mas aviso-te já que tens que lhe chamar Jesus!” Depois vem Jesus, vira-se para Simão e diz: “Chamas-te Simão? Ahh não vai dar… Não gosto desse nome. Olha, vais ser Pedro! Sim, parece-me bem…” Isso baralha qualquer cabeça pá! Eu percebo perfeitamente porque é que ele se sente dividido acerca do tempo que deve mandar cá para baixo. Por um lado Simão, que era um tipo fixe, quer mandar bom tempo. Por outro, Petrus, que é um tipo amargurado por lhe terem mudado o nome, quer mandar mau tempo. Vai daí esta confusão de temperaturas!

Mas qual é o trauma dos católicos com os nomes? Deixem a malta em paz, pá!!! Papa Chico, tu que pareces ser um tipo às direitas, deixa-me dar-te um conselho:

Este é o tipo de questões que deviam ser analisadas pela igreja católica e não o casamento homossexual, o aborto ou o uso do preservativo. Até porque se vocês não usam preservativos – ou pelo menos não deviam usar – não se metam nesses assunto bicudos… Fiquem-se pelas confusões dos nomes, porque este sim, é um tema é muito importante para todos vós! É que se conseguirem resolver esta questão, da próxima vez que elegerem um Papa ele vai poder manter o nome que a mãezinha lhe deu e não ter que escolher outro nome, já usado…

E pronto, aqui ficaram algumas das dúvidas que não me deixam dormir à noite. Se por ventura o leitor conseguir esclarecer alguma delas ficar-lhe-ei eternamente grato! Obrigado e boa semana para si.

 

GilOliveiraLogo

Crónica de Gil Oliveira
Graças a Dois
Visite o blog do autor: aqui