20 mapas que nos deviam de ter sido ensinados na escola – Parte 1 – Bruno Neves

A escola ensina-nos muitas coisas que são absolutamente essenciais para o nosso crescimento e para a nossa cultura geral. Contudo também é verdade que muito boa gente prefere ser autodidacta e aprender por si mesmo ou então esperar pelas lições da “escola da vida” que nos vão sendo ensinadas ao longo dos anos. O que vos trago esta semana integra a categoria “coisas que nos deviam de ter sido ensinado na escola”. São apaixonados por geografia, mapas ou curiosidades em geral? Pois tenho a dizer-vos, caros leitores, que este artigo é para vocês!

Na minha opinião, estes mapas deviam de nos ter sido ensinados enquanto frequentávamos a escolaridade obrigatória, mas vejam por vocês próprios.

1.       A branco estão seleccionados os únicos países que a Grã-Bretanha não invadiu.

MapasEscola2

E neste momento pensa o caro leitor: “mas será isto possível?” Pois, dizem que sim. Este é um daqueles mapas que nos deixa completamente de boca aberta e a dizer: “mas como é que eu não sabia disto?” Nós, tão pequeninos na “cauda” da Europa, não podíamos escapar não era?

2.       Período de Licença de Maternidade nos vários países do globo.

MapasEscola1
Vocês não sei, mas eu deitei logo o olho a alguns factos que são no mínimo curiosos. Primeiro: é de louvar o reduzido número de países sem dados disponíveis. O acesso à informação é sempre de enaltecer, ainda para mais quando se trata de um assunto tão sensível quanto este. Em segundo lugar, por acaso já contaram e enumeraram os países que não possuem licença de maternidade? Caso não o tenham feito eu dou-vos tempo suficiente para voltarem ao mapa e analisarem bem a informação que vos disponibilizei. Já está? Ainda bem que não há tempo a perder. Isso é que foi uma surpresa han? Pois é, os Estados Unidos da América não possuem licença de maternidade. Não são os únicos, é justo referir que os restantes países com semelhantes leis, são sete e entre eles podemos encontrar o Suriname, a Libéria, Palau, Papua Nova Guiné ou ainda Nauru, Tonga e Samoa. Terceiro: é bom constatar que nem sempre estamos no final da tabela e que também temos estatísticas das quais nos devemos orgulhar!

  1. O nome mais comum em cada país da Europa

MapasEscola3

Até que ponto é este mapa rigoroso? Confesso que não sei, mas a ser verdade a informação sobre Portugal, é uma meia-surpresa. Por um lado temos que admitir que existe por aí muito “Almeida”, mas por outro…serão assim tantos a ponto de ser o nome mais comum? Pois, às tantas até são. Olhe caro leitor, conte os “Almeida” que tem aí e que eu conto os que tenho daqui, pode ser que cheguemos a alguma conclusão. Já agora, para quem é fã de futebol, alguns destes nomes não voz fazem lembrar alguém? Escusam de responder que eu também pensei no mesmo.

  1. McDonald’s ao redor do mundo.

MapasEscola5

A expressão “marca global” ganha agora toda uma outra dimensão não é?

  1. Consumo de álcool a nível mundial.

MapasEscola6

O típico português vai dizer: “eu sempre disse que aqueles russos bebiam imenso.” E à medida que vai lançando o seu olhar para a esquerda, acompanhando o mapa da europa, diz também: “E os da europa de leste que não se estejam a rir porque não lhes ficam atrás! Bem, os franceses só bebem champanhe, por isso quase que nem conta, e os ingleses tudo o que bebem é por influência dos irlandeses, ou seja só com ajuda é que lá vão. E nós como é que estamos classificados? Elááá, também estamos bem aviados! Ehehe! Bem, ao menos ganhámos aos espanhóis!” É um pouco isto não é? Bem me parecia…

  1. As bebidas mais consumidas

MapasEscola7

Depois das quantidades ingeridas era importante saber o que estamos a ingerir, não acham? Obrigado por concordarem comigo, lembrem-me de vos dar um rebuçado no Natal. Mas lembrem-me mesmo, que eu já não vou para novo e esta minha memória anda pior que os resultados do Futebol Clube do Porto. Se é para beber bebidas alcoólicas ao menos que seja algo que produzimos em grandes quantidades e de qualidade inegável (na grande maioria dos casos, convém não generalizar demasiado)! Não que cerveja seja mau, mas vinho é toda uma outra dimensão (não para mim, confesso, mas acredito nas opiniões de quem me rodeia).

  1. Mais de metade do planeta vive neste círculo.

MapasEscola25

Dá vontade de perguntar: “Mas eles não têm televisão ou elegeram a prática do “amor” como desporto nacional?” Não que a prática do “amor” tenha algo de errado, muito pelo contrário até, mas se calhar quando têm vinte e cinco filhos por casal algo está errado não acham?

  1. Apenas 2% da população da Austrália vive na área colorida

MapasEscola21

Depois do mapa anterior é caso para dizer: “tantos em tão pouco espaço e tão poucos com tanto espaço só para eles”. Para o caso de estarem a pensar habitar parte desta área colorida é melhor investigarem um pouco antes, caso contrário serão surpreendidos. Olhem que “quem vos avisa, vosso amigo é.”

  1. O mundo dividido em sete regiões, cada uma com 1 bilião de habitantes.

MapasEscola14

É ao olhar desta forma para o globo que constatamos o quão mal distribuídos nós estamos. Conclusões rápidas. Afinal na Europa não é somos assim tantos. Aquilo ali para a Ásia é que vai uma festa hein? Agora não se metam a tentar igualar os asiáticos senão temos que pedir outro planeta emprestado que neste já não cabe muito mais gente, ouviram?

  1. Nos países indicados a vermelho conduz-se do lado direito e nos países a azul conduz-se do lado esquerdo.

MapasEscola10

Aposto que estamos todos a pensar o mesmo. “Isto é que vão para aqui uns snobes e uns convencidos que têm a mania que são diferentes dos outros!” Eu sabia que tínhamos a mesmas opinião, que vocês não são do “contra” só por ser, que eu bem sei. Como terá isto começado? Aposto que alguém se chateou e disse: “ah, tu julgas-te muito bom a conduzir do lado direito, não é? Pois a partir de agora só por causa das tosses vou passar a conduzir do lado esquerdo! E digo-te mais, vou colocar todas as pessoas que conseguir a conduzirem do lado esquerdo também!” Ninguém me tira da cabeça que isto teve tudo origem numa birra.

Para a semana está prometida a segunda parte deste artigo com a presença dos restantes dez mapas que nos deviam de ter sido ensinados na escola!

Boa semana.
Boas leituras.

Crónica de Bruno Neves
Desnecessariamente Complicado
Visite o blog do autor: aqui