2016: Mas o que é que se passou contigo

Desde Maio que não escrevo nada no Ideias & Opiniões. Entre terminar o mestrado e entregar a tese, muita coisa se passou nestes seis meses. Como não sabia por onde começar, demorei cerca de uma semana para escrever algo que fizesse sentido.

Mas depois pensei: como é que isso vai ser possível? Em seis meses, Michel Temer conseguiu a presidência do Brasil, o Reino Unido está de malas e bagagens para sair da União Europeia e Donald Trump está à frente dos Estados Unidos da América. Os movimentos nacionalistas surgem em toda a parte: França, Áustria, Alemanha, Holanda, Suécia. Houve mais um atentado em França. E outro na Bélgica. A Turquia sofreu um golpe de estado falhado e Erdogan ainda se mantém no poder. Vladimir Putin continua a fazer nas suas. O número de refugiados continua a aumentar e os conflitos na região do Médio Oriente e Norte de África não têm um fim à vista. Continuamos sem igualdade de género (e, aqui entre nós que ninguém nos ouve, a coisa vai piorar nesse sentido…) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia atrasou (e muito) a divulgação dos resultados do Concurso de Bolsas de 2016. Recebeu o Prémio Nobel da Paz Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, pelo seu esforço ao negociar a paz com as FARC e acabar com a guerra civil. Até a terra tremeu mais vezes no continente europeu do que é habitual!

No final de 2015, o jornal The Guardian fez as suas previsões. Pode conferir aqui as apostas com os resultados actuais.

O ano ainda não acabou e não se prevê nada de bom para 2017. Deixo-vos alguns lembretes para que ninguém desista já de 2016: o Benfica foi campeão, Portugal ganhou o Europeu, António Guterres é o novo Secretário-Geral da ONU, J. K. Rowling e a sua magia voltaram aos cinemas, ainda temos mais duas temporadas de Game of Thrones, o Pókemon Go já perdeu a piada, a Geringonça vai andando para a frente (para infelicidade de Pedro Passos Coelho), Pedro Dias entregou-se às autoridades, o PIB português aumentou, Hillary Clinton tem mais de 1,3 milhões de votos, Orçamento de Estado português para 2017 foi aprovado sem sanções por parte da Comissão Europeia e atrevo-me a dizer que o Cristiano Ronaldo vai receber a Bola de Ouro.

Anyway, we will always have Michelle!heart