Últimas Crónicas

A Alemanha e a Europa

loading...

Conversava hoje um amigo meu sobre o papel da Alemanha na União Europeia e a o papel da própria União actualmente. Para mim, hoje em dia, não se pode falar de uma verdadeira União. Pelo menos, não numa União Europeia. Talvez mais uma “Alemanha e Companhia”.
Mas porquê a Alemanha? Muitos dirão que é quem, actualmente, injecta mais dinheiro na UE. Até pode ser verdade, mas não podemos apagar o passado.
A Alemanha, com iniciativas militares, destruiu grande parte da Europa por duas vezes. Criou duas grandes guerras, as únicas que existiram até aqui, por sinal. E a Europa – incluindo a própria Alemanha – reconstruíu-se com muita entre-ajuda. A Alemanha reconstruíu-se com muita ajuda da Europa. Por isso não se pode dizer, em rigor, que a Alemanha alimenta a União. Poderá, quanto muito dizer-se que a Alemanha toma agora a dianteira da União, quando noutros tempos, quando precisou, outros países o fizeram e ajudaram a Alemanha a reerguer-se.
Convém também referir que a Alemanha não se orgulha das referidas iniciativas militares. Tanto não se orgulha que o nazismo ou qualquer referência ao mesmo são total e absolutamente proibidos em solo alemão. No entanto, a Alemanha não tem vergonha de nunca ter pago aquilo a que foi condenada no final da guerra, nomeadamente à Grécia. Pelo que se sabe, o valor devido aos gregos andará próximo do valor do défice daquele país do sul da Europa.

Como diria o saudoso Fernando Pessa, “e esta, hem?”

 


Crónica de João Cerveira
Diz que…

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Crónicas Mais Lidas

loading...
To Top