Amália – a Diva do Fado

Primeiro que tudo é necessário esclarecer que não sou uma grande fã de Fado (nem de música no geral, mas não interessa agora). O Fado sempre foi para mim uma forma de expressão triste, apesar de nos últimos anos alguns fadistas terem mudado um pouco essa minha opinião e ainda bem. Ouço Fado se tiver que ouvir, não o procuro para ouvir. Conheço alguns nomes. Sei acima de tudo que o Fado é de Portugal e ninguém mais o tem.

E claro que ao falar de Fado é inevitável falar de Amália Rodrigues, a grande diva. Lá está, não posso dizer que a ouvi muitas vezes, mas sei quem é e o que simboliza para nós portugueses.

Ao ver esta homenagem fico contente. Pela homenagem em si, pois mesmo não estando entre nós fisicamente, a sua música continua a alimentar as almas de muitos português e não só, bem como a saudade (tão típica portuguesa) que deixou entre amigos, familiares, conhecidos e anónimos é muita. Juntar ainda a esta homenagem a calçada portuguesa (mais um elemento tão típico nosso e que se anda a perder) com o Vhils que tanto sucesso faz nesse mundo fora foi a cereja no topo do bolo. Qual Santíssima Trindade!!

Uma homenagem mais moderna, mais interessante, diferente e original. As estátuas ou bustos tão sem graça que ficam numa rotunda ou numa praça com a companhia dos pombos e às quais ninguém dá grande atenção são colocadas bem longe deste patamar. Esta calçada fará parar jovens e velhos, portugueses e estrangeiros, todos os que por lá passarem.

A chuva que por agora não cai, mas que daqui a uns meses cairá mostrará as lágrimas de Amália a cair pela calçada. Porque o Fado, o mais tradicional, é triste. Porque há a saudade. E porque também há lágrimas felizes, a felicidade que temos em ter tido alguém com a presença, o carisma e a imensidão de Amália neste cantinho à beira mar plantado.

O que parece ser apenas um desenho na calçada consegue transformar-se em algo com muito simbolismo para muitos. E quem mora lá perto acredito que tentará manter aquela calçada sempre imaculada, para que outros portugueses e muitos estrangeiros possam admirar aquela que foi e será a grande Diva do Fado!

Vhils-Amalia