Editorial novembro – 3 anos de +opinião

Hoje vou afastar-me do habitual inócuo comentário político ou social, tradicional nos meus editoriais, para me dedicar inteiramente a falar-lhe do +opinião. E porquê? Porque novembro marca o mês em que este modesto projecto surgiu nos meandros da internet.

Foi em novembro de 2011 que o +opinião deixou a fase de testes para uma publicação regular. 3 anos passaram, e embora pareça um período curto, muita coisa se passou neste cantinho. E hoje quero falar-lhe do passado, do presente e do futuro. Pelo meio prometo contar-lhe algumas curiosidades.

Nos próximos domingos 2, 9, e 16, vou auto promover-me a colunista do +opinião. E que honra. A melhor desculpa será contar-lhe a história deste espaço. Prometo de uma forma intimista abrir-lhe as portas deste cantinho, contar-lhe algumas histórias de backstage. Contar-lhe o que aprendemos, e o dia a dia desta equipa que luta para manter este projecto online de uma forma não remunerada. Dos momentos bons aos maus, dos momentos de glória e inglória, sem esquecer os mais caricatos. Vou mais longe, e sem autorização prometo mostrar-lhe mais da cada um dos colunistas que lhe apresenta uma crónica semanal.
Desde já convido-o a ler esta minha documentação, que prometo ser intimista escrita de forma aberta e feita de recordações. “+opinião Behind the Scenes” estreia domingo.

3 anos 30 crónicas.
Nos próximos 30 dias do mês de novembro vamos apresentar-lhe as 30 crónicas mais lidas do +opinião. Aquelas 30 que são as mais lidas, que os nossos leitores não esquecem. Para o fazer escolhemos 30 imagens simbólicas, e o autor de cada crónica escolheu a frase que mais a define. Estas imagens vão ser diariamente adicionadas na primeira página do nosso site, e divulgadas na nossa página do facebook.

Voz aos nossos leitores.
Esta foi a forma que encontramos de dar voz à opinião de quem nos segue. O +opinião vai inaugurar no facebook um grupo aberto de discussão, onde queremos partilhar pequenas opiniões, onde queremos denunciar situações que os leitores nos façam chegar, promovendo a discussão saudável, e uma grande interacção com os nossos colunistas.
Aplicamos as mesmas regras de liberdade de expressão, mas com o mesmo peso e medida a liberdade de opinião. Lembrando todos os participantes que toda a gente tem direito à sua opinião, concorde-se ou não.
Este grupo será moderado por todos os colunistas do +opinião, e para colocar o seu assunto em discussão pública basta enviar uma mensagem privada no grupo dizer o assunto que quer ver ser abordado, ou denunciando uma situação, e se desejar pode até escolher o colunista que gostaria de ver abrir o debate.
Contamos desde já com a sua presença: https://www.facebook.com/groups/maisopiniaopublica/

Assim vamos marcar o nosso 3º aniversário, esperando continuar a contar com a sua presença e participação.

Passaram 3 anos, e o sentimento é real: “Parece que foi ontem!” Crescemos muito, ocupamos muito mais espaço, chegamos a mais pessoas, temos muitos mais colunistas, mas os lemas base continuam aqui. Liberdade de expressão; Diversificação de opinião são lemas, são metas das quais não prescindimos.

Não queremos parar, e na altura de fazer o balanço de 3 anos queremos mais. E este modesto projecto adapta-se à sua realidade e crescimento, quando vão surgindo novos desafios.

No ano passado num editorial comemorativo semelhante a este eu anunciava aqui a abertura do Magazine +opinião. Uma leitura mais seleccionada com uma linha editorial, mantendo a qualidade +opinião. A primeira edição era publicada a 5 de dezembro de 2013. Hoje neste mesmo espaço, venho agradecer-lhe ter contribuído para esse sucesso, e dizer-lhe que foi tão grande, e tão superior às nossas expectativas que ganhou vida própria. E hoje neste mesmo editorial venho dizer-lhe que chegou a hora do magazine seguir a sua vida própria. Novembro e dezembro serão os dois últimos números do ainda Magazine +opinião, para em janeiro ganhar uma vida própria, uma forma independente. Mantendo os lemas que leva deste pai que foi o +opinião, e os ensinamentos de 3 anos +opinião. Não é de todo um momento de pesar, é pelo contrário um momento de orgulho de mais uma vitória +opinião.

Ao mesmo tempo venho falar-lhe do novo projecto que abrirá em breve. Nasceu no seio deste conselho editorial, e nasce de uma necessidade.
O +opinião recebe cada vez mais candidaturas de cronistas, escritores, autores que gostavam de contribuir. Mas muitas vezes os seus trabalhos pura e simplesmente não se encaixam naquilo que o +opinião foi moldado. Publicar contos, romances, poemas, não é algo que pertença ao +opinião. Ao conversar com esses autores sentimos que há necessidade de espaços para divulgar esses trabalhos, que merecem ser expostos ao mundo. E dessa forma em dezembro nascerá o “Poemas e Outras Estórias”. Tal e qual no +opinião, e dentro do +opinião poderá encontrar um espaço totalmente dedicado à escrita criativa, onde vários autores, e até os que conhece do +opinião vão expor verdadeiras obras de arte, seja em forma de contos, poemas ou romances. A seu tempo contaremos com a sua visita.

Eu prometi-lhe curiosidades sobre o +opinião, e o prometido é devido, vai poder saber mais sobre estas curiosidades nas 3 crónicas extra que publicarei nos próximos domingos:

– +opinião não foi o primeiro nome do +opinião
– A publicação regular de crónicas do +opinião começou em novembro de 2011, o projecto começou a ser pensado em julho de 2011
– Existe um grupo secreto do +opinião onde todos os colunistas trocam informações, discutem opiniões e convivem num ambiente fantástico e carregado de humor.
– Até hoje o +opinião publicou mais de 2400 crónicas.
– Até hoje o +opinião deu voz a mais de 50 colunistas e mais de 20 leitores.
– Até hoje o +opinião teve mais de 2300 comentários às nossas crónicas.
– A simbologia do + antes de opinião representa a diferença e diversidade de opiniões.
– O símbolo do +opinião nunca foi consensual entre todos os que contribuíram ou contribuem para o +opinião.
– Todos os anos o +opinião tem mais de 100% de crescimento. No ano de 2014 o +opinião leva já um crescimento de 200%.
– O +opinião já contou com a contribuição de um cronista famoso, passou despercebido.
– O +opinião já teve 2 propostas de compra, para o tornar num site rentável. Ambas foram recusadas porque estaria sempre em causa a liberdade dos colunistas.
– A morfologia do +opinião já foi estudada (com autorização), para fazer um site semelhante mas rentável. O +opinião continua a ter mais sucesso.
– O +opinião é dos poucos sites não informativos que publica ainda com maior regularidade no dia 25 de dezembro (crónicas extra de natal). A maior parte dos colunistas quer contribuir para esse dia.
– Só no dia 25 de dezembro de 2013 tivemos mais de 80.000 visitas.
– A crónica mais lida do +opinião até ao momento é  “Praxe, Sensacionalismo e Estupidez!” de João Campos. É também a crónica mais comentada, e a que gerou mais discussão.
– Em maio de 2013 uma crónica quase fechou o +opinião. Todos aprendemos com esse momento.
– João Nogueira é o colunista mais seguido no +opinião, e não, ele não foi embora. Volta a publicar brevemente.
– O +opinião já teve uma publicação mensal no Brasil.
– O +opinião é tão acedido em dispositivos móveis como em computadores de secretária.
– O +opinião recebe neste momento uma média de 80.000 leitores mensais.
– O +opinião utiliza um servidor localizado na Alemanha, e a gestão do servidor está a cargo do João Cerveira (PTLab) – Também nosso colunista.
– A primeira publicação do +opinião foi feita por uma personagem fictícia.

Espero que tenha gostado destas curiosidades, espero pela sua leitura na minha crónica “+opinião Behind the Scenes”. Espero vê-lo(a) pelo nosso grupo de discussão no facebook. E claro espero continuar a contar com as suas leituras.

Parabéns, porque você é quem faz o +opinião.

Obrigado por ter +opinião!