Fomos Load “” Enter…

Load “” Enter….

Seguido de um conjunto de ruídos no mínimo estranhos e assustadores…

Era assim que entravamos no mundo dos jogos nos anos 80/90, nos nossos potentes Spectrum 48K e ZX Spectrum (eu sempre lhe chamei 128K)

Lembram-se?

Foi nesse mundo que jogámos jogos fantásticos como, Match Point, Chuckie Egg, Enduro Racer, Match Day (Equivalente ao Fifa de agora, mas que não tem nada a ver), Sir Fred, Pacman,  entre tantos outros! Não, amigos e amigas conhecedores/as do mundo Spectrum, não vou falar desse que estão a pensar! J

Se os gráficos eram bons? Não…Se requeria muita paciência para jogar um jogo?Sim…

Certo é que passamos muito tempo, a jogar e com a chave de fendas por perto para afinar o rádio, jogar à noite era impensável, por uma razão muito simples, o jogo para entrar fazia um som especifico, ora então tirar o volume estava fora de questão porque tínhamos de afinar o rádio, e ouvir o som….E nenhum de nós arriscaria levar umas boas chineladas as custas de um rádio que emitia sons de um gato em sofrimento!

Perdi muitos TPC`s às custas dos Spectrum, mas valeu a pena, queimei muita pestana a jogar Match Day e Sir Fred e a recolher ovos do Chuckie Egg.

Gastei muita sola de sapatilha para ir de minha casa a pé até ao centro comercial comprar jogos piratas, 250 paus (Escudos) cada um, e a desilusão que não era quando chegado a casa o sacana do jogo não dava! Naquele tempo eramos jogadores e um pouco técnicos de informática, desenrascávamo-nos sempre!

Ainda hoje me lembro das nossas teclas preferidas, Q para cima, A para baixo, O para a esquerda, P para a direita, o X para disparar e o Space para saltar.

Sabem, todos nós temos histórias de desilusões natalícias, eu também as tive, imaginem o que é, pedir  um Spectrum 128k aos vossos pais, eles dizerem que sim, ir a uma loja da Singer encomendar, sim porque naquele tempo não tínhamos a Wor…. E na véspera de Natal, vocês sentirem o peso da caixa, ok, tudo perfeito! Jogos todos preparados, tudo pronto para uma noite fantástica e quando à meia-noite abrem o vosso presente só lá está o transformador! Sim isso aconteceu-me….A desilusão e um natal estragado, passou no dia a seguir, quando a minha mãe feita Rambo foi resgatar o computador perdido!

Hoje em dia, tudo é diferente, mas sabem… tenho saudades, daqueles jogos, daquele pequeno grande computador e até mesmo daqueles barulhos irritantes!

Não se esqueçam de recordar e sonhar, porque a vida é feita de sonhos!

N.R.: Este autor escreve em Português, Língua de Camões, Pessoa, entre outros ! Isto é um facto e não um fato! Por isso não escreve segundo o novo acordo ortográfico!