Hollande: o Presidente Candidato, ou o líder anti TTIP?

François Hollande, Presidente da República Francesa, declarou que França é contra a assinatura do Tratado Transatlântico (TTIP) de comércio livre entre União Europeia (UE) e e Estados Unidos da América (EUA). Esta decisão surgiu na sequência da divulgação pública de vários documentos que comprovam a vergonhosa intenção da Comissão Europeia em fazer descer a “exigência” da regulamentação europeia, sobretudo nas áreas alimentares e da saúde.
França é um dos maiores produtores agrícolas da UE, e dessa forma um dos países que tem mais a perder na assinatura desse tratado, pois as leis europeias são rigorosas e, diga-se de passagem, até bastante ajustadas ao modelo de produção agrícola francês.
Claro que está perspectivado por François Hollande, obviamente, o benefício desta decisão, numa altura em que as eleições presidenciais francesas, já se sabe, terão lugar entre 23 de Abril e 7 de Maio. esta atitude de Hollande agrada ao PS francês e “seca” a esquerda à esquerda dos socialistas, para além de também fazer ricochete na Frente Nacional da família Le Pen, tão opositora de tratados internacionais envolvendo os gauleses.
Hollande diz assim “Oui!” ao início da pré-campanha eleitoral. O Presidente francês tem, perante esta atitude popular, uma boa margem de progressão, até porque terá um papel muito influente na Ue ao poder vir agregar todos os países com governos anti-TTIP. E a esquerda francesa à esquerda do PS francês, que fará?