O Ideias e Opiniões esteve no AZBeer 2016!

A equipa do Ideias e Opiniões foi convidada pela organização do Azbeer a fazer-se representar no festival de cerveja artesanal AZBeer, que decorreu entre os dias 25 e 27 de Junho em Azambuja.

O festival teve como grande intuito ajudar a promover o consumo e produção de cerveja artesanal, que em 2016, parece seguir um percurso ascendente no nosso país com vários cervejeiros a darem o passo em frente, de forma a desenvolver um negócio que, além de único, compete directamente com a cerveja industrial, ultrapassando-a largamente em termos de qualidade.

Pelas 11 horas da manhã do dia 26 de Junho, tivemos o prazer de participar num interessantíssimo workshop de prova e produção de cerveja artesanal na Junta de Freguesia da Azambuja. Este evento particular teve como convidados dois cervejeiros, Hugo Elias responsável da Cerveja D’Ourique e Kelenson Silva da Cerveja Enkarnada. Com o seu contributo foi possível contextualizar o percurso histórico da cerveja artesanal e os seus diferentes tipos, bem como todos os ingredientes e materiais necessários à sua produção caseira.

Estivemos presentes no workshop de Cerveja Artesanal promovido pela Junta Municipal da Azambuja.
Estivemos presentes no workshop de Cerveja Artesanal promovido pelo Azbeer na Junta Municipal da Azambuja.

Da cerveja trapista idealizada por ordens monásticas, de grande qualidade e tradição, à produção feita em casa com a ajuda de equipamento básico, os cervejeiros convidados ofereceram uma experiência única, que culminou com uma explicação detalhada de cada componente essencial na produção de cerveja, seguida de exemplos de produção caseira que poderão, num futuro próximo, ser úteis para cervejeiros em ascensão.

Incrível como a combinação de quatro elementos básicos (água, malte, lúpulo e levedura), em diferentes graus ou de diferentes espécies pode criar combinações infinitas de cerveja por todo o mundo. Desde experiências mais amargas e pesadas, a cervejas leves e claras que acompanham certamente qualquer refeição, pode fazer-se um pouco de tudo na cerveja artesanal, como nos explicaram os dois oradores.

O workshop acabou com uma merecida degustação de cerveja, que sem dúvida deixou uma marca significativa naqueles que bebem qualquer produto industrial, sem pensar duas vezes. A cerveja artesanal é todo um mundo novo e a equipa do Ideias e Opiniões comprovou isso mesmo em contacto com o recinto do festival.

O AZBeer aproveitou o espaço disponível no Páteo Valverde, em Azambuja, para criar um local acolhedor e agradável que apela certamente ao convívio e claro, ao consumo das marcas nacionais de cerveja artesanais, que oferecem experiências diferentes, muitas vezes aliadas à curiosidade que os seus rótulos suscitam. Desde o nome à imagem sugestiva, muitos dos designs destas garrafas são já de si uma obra-prima, que prende o futuro consumidor e estimula a sua memória visual. Não resistimos em adquirir algumas garrafas com design mais arrojado pois, afinal de contas, os olhos também bebem (a propósito deste tópico é sem dúvida obrigatória a leitura das entrevistas que fizemos à Amnesia Brewery e à Againts The Tide).

O Páteo Valverde este bem composto, como aliás, mostra a nossa fotografia.
O Páteo Valverde este bem composto, como aliás, mostra a nossa fotografia.

 

Admitimos. Ficámos rendidos à Cerveja Artesanal.
Admitimos: ficámos rendidos à Cerveja Artesanal.

O impacto do AZBeer foi tão grande, que os elementos do Ideias e Opiniões irão pensar duas vezes antes de beber uma cerveja industrial numa próxima ocasião! A diferença entre os tipos de cerveja é bastante notória. A nossa ida ao AZBeer, teve como intuito publicitar este interessante evento e o grande contributo que dá, para que cervejeiros nacionais sejam mais conhecidos e possam, também eles, dar a conhecer os seus óptimos produtos. Iremos certamente transmitir a mensagem aos nossos amigos e familiares, dando-lhes também a provar as nossas cervejas artesanais. Em cada garrafa está o começo da propagação de uma indústria que procura competir com os grandes e que, certamente, ganhará um lugar de destaque nos anos que se seguirão. Afinal de contas, a qualidade está lá! O conhecimento do grande público é que não (ainda, acreditamos nós).

A equipa do Ideias quer ainda agradecer à organização do Azbeer pela recepção e pela seriedade e profissionalismo com que encaram a parceria com o Ideias e Opiniões, assim como à Junta de Freguesia da Azambuja, pela hospitalidade e boa disposição com que nos recebeu. Mas é obrigatório agradece também a todos os cervejeiros e amigos que desenvolveram um trabalho incrível durante todo o festival.

A todos um muito obrigado e um certo, até para o ano!