Inverno Frio, TV a ferver!

Cá estamos de novo para a 3ª edição do Magazine Mais Opinião, desta feita, para a crónica de televisão. E que mês tivemos nós, recheado de lutas pela liderança audiométrica, anúncios de estreias (alguns, já concretizados) e muita polémica no que diz respeito ao entretenimento televisivo.

Comecemos então pelo habitual resumo do mês. Em primeiro lugar, a RTP. No que toca à informação, recuperou imenso público, o que na opinião dos especialistas se deveu ao ‘’impacto mediático do caso do Meco (…)’’ e ao ‘’tratamento sensacionalista que outros canais informativos deram ao incidente.’’, declarações que peremptoriamente corroboro. Quanto ao entretenimento, apesar dos bons resultados de ‘’Os Filhos do Rock’’, a RTP prova que não é uma estação para as massas, registando um novo recorde na média de idades dos espectadores. A grande notícia que este mês marca a estação pública, é o já marcado regresso do Festival RTP da Canção, para os dias 8 e 15 de Março, no Convento do Beato, em Lisboa, de onde sairá o representante português ao Eurovision Song Contest 2014, a realizar em Copenhaga, em Maio.

transferir

Em segundo lugar, a SIC. Pouco posso adiantar em relação à informação da estação de Carnaxide. Clara de Sousa, Bento Rodrigues e Rodrigo Guedes de Carvalho mostram porque são bons jornalistas e profissionais de televisão. Infelizmente, o mesmo não se pode dizer de Maria João Ruela, cujo segmento informativo de Sábado, na companhia do ex-presidente do PSD, Luís Marques Mendes, vale pelo comentário, não pela moderação. Para os lados do entretenimento, contamos com um novo programa matinal, conduzido por Júlia Pinheiro e o mais recente reforço de Inverno de Pinto Balsemão, o humorista João Paulo Rodrigues e com a continuação do ‘’Factor X’’, que apesar de sair derrotado semana após semana, mostra grande potencial. Isto é, a julgar pelo casting, que como tenho dito é muito mas mesmo muito equilibrado. Aliás, concorrentes como estes não merecem a produção que têm. Esperemos pela final, a acontecer já este Domingo, dia de estreia em Queluz (mas já la vamos)…

programa_QM_POS-ESTREIA_segredo

TVI, líder incontestável, porém, com um ‘’Secret Story Desafio Final 2’’ muito conturbado. Segundo representantes da ERC (Entidade Reguladora da Comunicação), nas últimas semanas quase não pararam de chover queixas contra o reality-show. Parece-me normal, dados os escândalos em estúdio, com uma Teresa Guilherme impotente perante a cólera de alguns ex-concorrentes a fazer lembrar os tempos de João Kleber no ‘’Fiel ou Infiel’’. Quanto à informação, um apontamento de desilusão para a forma como o comentário do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa está a ser usado, à tangente, para pré campanha eleitoral.

Passado o mês de Janeiro, já o mais curto mês do ano avança com estreias, principalmente para os lados de Queluz. É verdade, findo o ‘’Desafio Final 2’’, estreia já este domingo, a par com a final do ‘’Factor X’’, a quarta edição do sucesso audiométrico ‘’A Tua Cara Não Me É Estranha’’, desta vez com a participação de jovens dos 8 aos 14 anos. Mantenho a linha do passado e reitero a minha curiosidade quanto à forma de produção do formato, pois é um daqueles casos de tudo ou nada. Para além da estreia do formato conduzido pela dupla maravilha, Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, estreou também, no passado domingo, a nova produção de ficção nacional da TVI, a cabo da Plural. ‘’O Beijo do Escorpião’’, com Dalila Carmo e Sara Matos nos papeis principais entrou a matar, qual veneno do bicho que dá nome à trama. Os resultados mostram que pode ser uma aposta vencedora, a par de ‘’Belmonte’’, novela que colocou a SIC novamente no segundo posto, derrotando ‘’Sol de Inverno. Importa relembrar que tal não acontecia desde ‘’Dancin’Days’’, adaptação do homónimo brasileiro e co-produzido pela TV Globo.

ss4 vs factor x
Por último, no que diz respeito aos formatos ainda por estrear, tanto ‘’Masterchef’’, já em fase de pós-produção, como ‘’Rising Star’’ (este ainda em pré-produção), não têm data de estreia marcada. Porém, já se aposta nos nomes para a condução do talent-show. Marta Cardoso, comentadora e ex-Big Brother 1 e Vasco Palmeirim, animador da Rádio Comercial e atual apresentador de ‘’Sabe ou Não Sabe’’, talvez um dos piores programas que a estação pública já emitiu, são apontados como prováveis condutores do formato da TVI. Isto, claro, se a RTP abrir mão de Vasco Palmeirim, negociações que, segundo a direção de programação da TVI, ‘’estão a ser levadas com a calma necessária’’.

Rising-Star
Mais um mês em que o mundo televisivo esteve ao rubro. Já sabe, acompanhe o Magazine Mais Opinião, e quer seja no seu computador, tablet, telemóvel ou televisão… não saia do ecrã!

Artigo de João Morais do Carmo