Já não te via há tanto tempo…Temos de combinar um café!

Olá, o meu nome é Gil Oliveira e sou o maior comediante de Alhos Vedros e arredores. Mas, infelizmente para mim, sou também um ‘Político Social’ do pior! É verdade… Sinto-me um tanto ou quanto sujo ao proferir tais palavras mas tenho de desabafar com alguém. Eu sei que apesar do choque inicial, o leitor irá conseguir compreender-me e quiça, talvez até perdoar-me por se identificar um tanto ou quanto comigo…

O político que há é mim é um mentiroso compulsivo! Faz falsas promessas e cria expectativas em pessoas cujo nome eu já nem me lembro. É triste mas é verdade… Já tentei mudar por duas ou três vezes mas acabo sempre por cometer os mesmos erros! Por exemplo, ainda há pouco lhe disse que eu era o maior comediante de Alhos Vedros e arredores. É mentira! O maior comediante aqui da zona é o Ti Jaquim do café. Esse sim é um tipo com piada, não eu… Ainda ontem estávamos os dois a ver as notícias, no café, quando aparece na televisão: “Garret McNamara vem surfar as ondas do Tejo!” e, ainda estava eu a tentar pensar em algum trocadilho, sobre McNamara e os catamarans, ele sai-se com esta: “Ui… Esse McNamara vem surfar para o Tejo? Só espero é que ele não McNãocheire também…” Isto sim, é humor de qualidade, meus amigos… O Ti Jaquim é que é o maior, não eu. Ele é o género de uma mistura entre o Fernando Mendes e o Ricardo Araújo Pereira… mas fundidos um ao outro, e bêbados!

Mas adiante… Eu envergonho-me tanto de ser assim. Gostava tanto de ser um tipo sério e não prometer coisas que muito dificilmente irei cumprir… Mas não consigo, pá! A minha mulher diz que é por eu ser uma pessoa muito boazinha e não querer ofender ninguém. A minha mãe diz que é por eu ser excelente menino e gostar de ser amigo de toda a gente. E os meus amigos dizem que é simplesmente por eu ser parvo! Sinceramente não sei qual deles tem razão mas se tivesse de apostar em alguém, acho que a minha “guita” iria mais para ultima hipótese.

Ainda hoje passou um tipo por mim e disse-me: “Epá Gil, há quanto tempo?! Que é feito de ti?…” E eu comecei logo na tagarelice com ele. Nem fazia a mínima ideia de quem ele era, mas pus-me logo na “converseta” com ele… E pior! Ainda terminei o parlapier a dizer: “Epá, gostei de te ver… A ver se para a próxima não deixamos passar tanto tempo!” Que raio de animal sou eu?! Eu digo-lhe, amigo leitor, sou um Político Social da pior espécie!

E quantas foram as vezes que vi um amigo na rua (um daqueles que realmente sei quem é) e disse-lhe: “Epá, temos de combinar um café!” Sei que dificilmente irei combinar seja o que for com ele, mas digo na mesma. Porquê?! Na volta nem sequer tenho o número de telefone dele mas o meu político interior compele-me a dizê-lo … Porquê?! Não sei. É mais forte que eu… Não consigo evitar!

E já nem falo das pessoas dos cultos religiosos que andam por aí, a propagar a fé… Esses então ficam todos meus amigos. Horas e horas ali, na “palheta” com eles. Eles falam-me do poder da salvação de Jesus, eu falo-lhes dos meus calos nos pés. Eles falam do poder da cura de Jeová, eu falo-lhe dos meus calos nos pés. Eles falam sobre a salvação de Alá, e eu falo-lhes dos meus calos nos pés… E assim passamos belas tardes à conversa. Só tenho é pena de nunca ter conseguido que algum deles me curasse os calos nos pés! Talvez o melhor seja esquecer a religião e pensar em procurar uma calista…

E é isto meus amigos… Se por acaso algum dia passarem por mim façam-me um favor: Apresentem-se! Mesmo que sejamos amigos há 20 anos e tenhamos estado juntos ainda a semana passada. A vocês não vos custas muito e para mim é uma ajuda dos diabos!

GilOliveiraLogo

Crónica de Gil Oliveira
Graças a Dois
Visite o blog do autor: aqui