Crónicas de Natal

Natal com Sentido

loading...

Um presente, dois presentes, três presentes… Um Pai Natal que vem no trenó…Uma Árvore de Natal gigante e um mini presépio… Será que o Natal se resume a tão pouco? Sem dúvida que tudo o que referi é importante no Natal, quer seja para os comerciantes mas também um pouco para todos nós e afinal todos gostamos de receber presentes, de comer bolo rei, bacalhau regadinho com azeite, os fritos, os doces, o perú, tudo isto é importante mas limitativo.

Afinal, o Natal é muito mais que tudo isto e é fundamental que se volte a ensinar o verdadeiro sentido do Natal, só assim continuará a recordar o verdadeiro sentido desta quadra natalícia. É Natal porque Jesus nasceu! Independentemente das crenças religiosas e das mesmas serem ou não praticadas no seio da sua vida familiar, nada impede de explicar aos mais pequenos porque se celebra o Natal. Poderá fazê-lo através da leitura de um livro adequado a crianças, para os Cristãos através da Bíblia.

Nesta quadra muitas são as decorações que fazemos por casa, colocamos luzes na rua, sapatinhos ao pé da lareira, velas, postais, o Pai Natal, as renas, a árvore de Natal, enfim existe sempre imensa criatividade nesta quadra. No entanto, não deixe de fazer o seu presépio, enquanto lê a história ao seu filho faça-o em conjunto. Deixe que os mais pequenos coloquem as figuras no presépio ao mesmo tempo que lhes lê o significado do Natal.

Não instigue o consumismo, deixe-os fazer a carta ao Pai Natal mas depois da imensa lista que sempre fazem porque não escolherem três presentes que gostavam mesmo muito de receber? Afinal não foram 3 os presentes que os Reis Magos ofereceram ao Menino Jesus? Se tiver tempo elabore alguns presentes para oferecer, para que percebam que o valor monetário não interessa mas sim todo o carinho que colocaram nos presentes. Escolham alguma roupa que não usem, ou até brinquedos mas  que de alguma forma ainda possam servir a alguém que nada tem. Assim percebem que afinal o Natal deve ser para todos!

Saia de casa em família mas não se limite a ir comprar para os centros comerciais. Visite exposições, vá ao teatro, vá a um concerto ou porque não à Missa do Galo na noite da consoada? Viva intensamente esta quadra natalícia, de uma forma a que um dia mais tarde se recorde delas não pelos presentes mas sim pelo verdadeiro sentido.

Não viva esta quadra em stress e num consumismo desmesurado. Em família recorde que o Natal é Amor , o que interessa é a partilha  e a entrega ao outro e não a quantidade de presentes que o Pai Natal trás no trenó e coloca na árvore.

Se recebemos presentes no dia de hoje é porque Jesus Nasceu e o melhor presente que tem para nós é o Amor. Um Feliz Natal!

1 Comment

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Crónicas Mais Lidas

loading...
To Top